
O blog enviou as perguntas abaixo, via email, ao Secretário Municipal de Sáude de Miracema, o especialista em contabilidade pública e servidor municipal, Jorge Daibes, que assumiu recentemente o órgão e vem promovendo mudanças na gestão pública da saúde de Miracema. Escolhido por seu perfil técnico, objetivo do prefeito Ivany Samel (PMDB), Daibes vem enfrentando duas frentes de trabalho: a reorganização interna da secretaria e o combate aos principais males que afetam o funcionamento da gestão da sáude pública local, dentre eles, as reclamações por falta de medicamentos nos postos.
1) Na cidade existe uma informação de que dois casos de dengue foram detectados. A notícia é verdadeira ou mais um boato?
1) Na cidade existe uma informação de que dois casos de dengue foram detectados. A notícia é verdadeira ou mais um boato?
Os fatos em tela, embora até a presente data não tenha sido expedida notificação oficial à Secretaria de Saúde, estão sendo monitorados. Tão logo tenhamos a confirmação estaremos comunicando V.Sa.
Foi feito um "arrastão" num raio de 300 (trezentos) metros onde em 105 (cento e cinco) imóveis trabalhados foi encontrado um foco do Aedes aegypt. E, ainda, foi feito o trabalho de UBV (pulverização) dentro desse perímetro.
2) A dengue é responsabilidade de todos ou só do poder público municipal?
Assim como diversas ações em saúde, o combate à dengue é de responsabilidade de todos os cidadãos competindo ao governo educar, orientar, tratar os pacientes e tomar medias preventivas.
3) Quais as medidas que estão sendo tomadas para conter um possível foco de dengue em Miracema?
Medidas educativas são constantemente veiculadas, pelos agentes de endemias, junto às escolas, associaçõa de moradores, conselhos, e à própria comunidade. Outras medidas como: divulgação em carro de som, programas de rádio, notícia em jornal e campanhas preventivas e educativas são ações rotineiras dentro do Programa Nacional de Controle da Dengue.
Todas as medidas são tomadas de acordo com o programa.
4) Como vai a saúde? Desde sua nomeação, o que mudou na gestão da saúde miracemense?
Assim como e diversos municípios em nosso País, Miracema enfrenta os problemas inerentes a uma cidade do interior e com orçamento limitado para o custeio das ações em saúde.
Passamos a adotar medidas no sentido de garantir o atendimento em procedimentos/exames e medicamentos aos cidadãos Miracemenses.
O diálogo com as instituições de saúde do Município estão sendo mantidos de forma a buscar parcerias que possam ser positivas no âmbito do nosso Município.
5) O que o povo reclama é da falta de remédio. Como está sendo equacionado este problema?
Diversos fatores contribuem para a falta de medicamentos. Falta de recursos financeiros estão dentre os principais.
Ao assumir o cargo me deparei com inúmeras ações de medicamentos na Justiça, as quais, devidamente assessoradas pela Procuradoria Geral do Município foram saneadas. Todos os pacientes foram atendidos.
Ações de controle, educação e melhoria dos diversos programas de saúde estão sendo tomadas como forma de a equacionar o problema. Pacientes que demandam uso contínuo de determinados medicamentos estão sendo monitorados estatisticamente de forma a planejarmos melhor as aquisições e destinação de tais medicamentos e com isso combater o desperdício.
Ainda temos certa demora na aquisição de alguns medicamentos pelo fato de termos orçamento limitado e os prazos naturais de um processo licitatório. Planejando melhor as aquisições esperamos economizar, agilizar o processo e dar atendimento em prazos justos aos cidadãos que necessitam.
A dispensa de medicamentos deveria ocorrer por um processo simples onde o paciente procura a farmácia básica munido do receituário, porém dadas as dificuldades e atrasos mencionados anteriormente, a medicação nem sempre é oferecida naquele momento o que acarreta uma fila de espera. Quando então um processo licitatório ou mesmo a compra direta é efetivada todos os pacientes que estavam aguardando seus medicamentos vão imediatamente á farmácia. Tal fato muitas vezes pode refletir como uma busca desordenada aos medicamentos ou mesmo uma dispensa exagerada.
Contudo estaremos averiguando se algum item sofreu baixas indevidas, pois a questão não aponta o tipo de medicamento.
7) O miracemense pode ter esperança a curto prazo no assunto saúde pública?
Diversas são as ações de melhoria que estão sendo estudadas e implementadas. Todos devemos contribuir para melhoria do nosso sistema de saúde.
No curto prazo mudanças já ocorreram com o atendimento integral de exames e procedimentos e o atendimento das demandas por medicamentos. É preciso manter sempre a esperança e lutar em conjunto para que possamos melhorar a saúde em Miracema.
A saúde, em todo país, carece de melhorias e o que estamos propondo é buscar meios de atenuar os problemas de saúde da nossa comunidade.
8) Como é o relacionamento da secretaria de saúde com o Hospital de Miracema?
O Hospital de Miracema é parceiro importante da saúde pública no Município. Da mesma forma que outras instituições de saúde. Estamos trabalhando em conjunto no sentido de buscar soluções para diversos problemas de saúde que afetam nosso Município. Mantemos um bom relacionamento com o Hospital.
6 comentários:
tem tanto tempo que o editor do blog da oposição não vem em miracema que ele nem conhece o secretário novo, continua com historinhas sem graça bem antigas. não muda a fita. igual o pai.já a mãe, botou serginho rocha numa fria na votação do convenio dos onibus dos universitarios. ele batendo e ela defendendo o projeto do prefeito.bem feito pro policial.
Soninha,
Em Miracema tem um grupo político que torce para o quanto pior, melhor pra eles. Enquanto deveria ser o contrário, quanto melhor, melhor. Ou eles não são representantes do povo? Votei na oposição atual e estou decepcionada com eles. Na próxima eleição voto no grupo do Ivany.
Mais um secretário parente do prefeito... putz!
Caro "Anônimo",
Parente do prefeito?? Acho que você está enganado (a). O prefeito é SAMEL, ele é DAIBES.
Não há nenhum parentesco entre eles. E o secretário, ao contrário do que você possa pensar, é SERVIDOR PÚBLICO CONCURSADO DA PREFEITURA DE MIRACEMA.
Suas informações não são procedentes. Confira suas fontes.
abçs
José
Parabéns ao novo secretário pelo trabalho.Miracema precisa de gente assim como o senhor, que para trabalhar e mostrar serviço não precisa ficar aparecendo.
Cristina.
O Jorge é pessoa séria e, foi uma grande aquisição do governo municipal.
Brak
Postar um comentário