sábado, 29 de maio de 2010

BOMBA ASSUSTA ALEMÃES E A CRISE EUROPÉIA


Estudamos história exatamente para isso: usarmos os ensinamentos do passado na condução do presente. Não vejo outro motivo que não seja esse. Essa semana Berlim, na Alemanha, assustou-se com a descoberta de uma das possíveis 3 mil bombas ainda enterradas no subsolo da cidade. A bomba ou seus artefatos estão ali há 70 anos, uma vez que a Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939/1945. E ao lembrar do cenário daquela época, do cenário político, podemos ver inúmeras características do cenário atual. Logicamente com motivos ensejadores diversos.

A crise mundial na Europa (que inicia-se agora), pode-se dizer, guarda muitas semelhanças com a crise de 1930. Isso se levarmos em conta a crise do meio-ambiente, com o fracasso das tentativas diplomáticas do recente encontro das Nações. Lógico que os economistas vão se arvorar em lembrar que os números de outrora eram mais preocupantes, já que havia desemprego em massa. Mas a possibilidade de reversão da crise que ensejou a guerra era muito mais latente. Hoje a crise mundial, incluindo a do meio-ambiente, não tem nenhum país disposto a fazer sua parte. O que é muito mais preocupante! Naquela época não havia crise do meio-ambiente, mas o rombo da crise do meio-ambiente de hoje, é semelhante aos problemas que os povos viviam antes da eclosão da 2ª guerra.

Naquela época, vão lembrar os historiadores, haviam governos totalitários na Europa. Hoje não há. Aí é fácil deslocar o eixo para o lado e lembrar dos governos totalitários do Irã, por exemplo. Da China. De Cuba, porque não? E de Chavez.

Na guerra de hoje não há invasões de territórios, mas há de soberanias. Os EUA controlam os grandes organismos mundiais (vide ONU) e sua política é a política que todos devem obedecer, inclusive o Brasil. Seus aliados (vide Israel) podem tudo. Os outros, os outros não podem nada.

Na verdade, a crise econômica é a crise do euro, que atinge a todos num mundo globalizado. A crise do meio-ambiente e das consequências que esses males podem ter sobre todo o planeta são imprevisíveis, vão atingir a todos, inclusive ou principalmente, o Brasil, que detém riquezas que são cobiçadas aos quatro cantos.

Dessa nós não ficaremos de fora. Pode ter certeza! E essa é a única diferença dos cenários.

Nenhum comentário: