segunda-feira, 8 de agosto de 2022

1992: Ivany Samel eleito contra o sorteio de brindes e a farta distribuição de asfaltos


Em 1992 Ivany Samel foi eleito para o segundo mandato, numa disputa com o médico Carlos Sérgio Barbuto


Esse é o terceiro texto comentando sobre as eleições municipais que acompanhei com a utilização da cédula em papel. As eleições de 1992 elegeram o novo prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade. Aconteceu no dia 3 de outubro. 

A campanha eleitoral eu acompanhei de perto. O prefeito de Miracema era Jairo Tostes, que apoiou a eleição de Ivany Samel, apesar de sua baixa popularidade à época das eleições. Jairo fez um governo na contramão da redução da máquina pública federal, que enxugou gastos e cortou privilégios. No auge da redução de gastos do governo Collor, Jairo comprou, para seu uso, o carro mais caro produzido no mercado de veículos, um Opala último tipo, fato que denunciamos em programa da Rádio Princesinha, gerando forte reação do prefeito.

Jairo realizou pouco como gestor e terminou o mandato com grandes dificuldades, mas seu candidato conseguiu a eleição.

A campanha foi acirrada. E a música de campanha do eleito denunciava o uso da máquina do Estado, em benefício do médico Carlos Sérgio Barbuto, concorrente pelo PDT, partido de Leonel Brizola, que à época ocupava o Palácio Laranjeiras. Brizola, via Departamento de Estradas e Rodagem (DER/RJ), realizou o asfaltamento de várias ruas da cidade, até quintais e vias particulares eram beneficiadas, para tentar obter votos ao seu apoiado.

Gutemberg Damasceno foi eleito vereador e iniciou sua carreira política que o levou por 2 vezes à Chefia do Executivo Municipal pelo PV


Do outro lado concorreu Wilson Marinho, conhecido como "Milionário", que, em seus comícios sorteava até geladeiras, panelas e outros bens. O abuso foi tanto, que em 1997 foi editada lei coibindo a compra de votos.

A música de Ivany cantava a presente paródia:

"O povo não come asfalto
E não aceita demagogia
De que adianta sortear panela
Se a barriga está vazia
Ei, você aí.
No dia 3
É Ivany....."

O dia da votação a pressão não foi diferente. Marcada por discursos fortes, os comícios relatavam a briga entre os candidatos, que no dia da eleição alimentou o debate entre os cabos eleitorais e simpatizantes.

A fiscalização de cada partido foi intensa. A apuração iniciou no dia 3 de outubro e foi concluída em 5 de outubro, foram 2 dias de trabalho intenso, para a publicação e anúncio dos candidatos eleitos.

No ritmo da apuração anterior, apesar da ata das eleições não registrar impugnações de urnas, ocorreram recontagens, que, como já havia assistido em 1988, redundou em votos divergentes da contagem anterior.

A votação em cédula é de difícil fiscalização por parte dos partidos, ela ocorre em local diverso do local da votação (diferente da urna eletrônica) e transcorre durante a noite e o dia inteiro. Cada mesa de contagem tem um único fiscal por partido político, apesar de vários cidadãos realizando a abertura da urna e contagem.

A apuração de 1992 foi realizada dentro da sede social do Clube XV, um local mais amplo que as dependências do Fórum, mas onde os tumultos eram inevitáveis. Foram contados 15.581 votos válidos e 2.990 eleitores que não votaram. O responsável pelo processo eleitoral foi o juiz Luiz Henrique Marques.

Ivany (PMDB) obteve 5.240 votos, Carlos Sérgio Barbuto (PDT) obteve 4.487 votos e Wilson Marinho contou 3.967 votos dos miracemenses.

Uma observação importante dessa eleição foi a eleição, para o cargo de vereador, do médico Gutemberg Damasceno, iniciando carreira política em Miracema, cidade para a qual seria eleito prefeito por dois mandatos. Gutemberg inseriu na política o Partido Verde (PV), que compõe boa parte da história mais recente de nossa cidade.

Foram eleitos, além de Gutemberg, que obteve 519 votos, os candidatos José Carlos Cabreira (341 votos), Francisco Valadão (337 votos), Amadeu Peruci (326 votos), Titonho (308 votos), José Francisco (307 votos), Paulo Rogério Lamarca (303 votos), Reginaldo Rizzo (290 votos), Armandinho (241 votos), Chiquito (240 votos), Jario Marques (233 votos) e Antonio Linhares (223 votos).

Dessa Câmara destaque também para a bancada de médicos, formada pelo próprio Gutemberg, Paulo Rogério e Reginaldo Rizzo, além do odontólogo Titonho. No Executivo o vice-prefeito eleito também era médico, Dr Márcio Antunes.

Aprendi muito nessa eleição, pois apoiei juridicamente a campanha de Ivany Samel.

Informações desse texto foram obtidas no seguinte link, aqui.

Nenhum comentário: