sexta-feira, 12 de junho de 2020

ENTREVISTA: DANIEL PAIVA - ESPECIALISTA EM TI

O blog hoje traz uma entrevista feita com o miracemense Daniel Paiva, que é autor de um aplicativo usado em construções (obras) que possibilita a redução dos gastos de materiais, promovendo economia para o construtor. O aplicativo já foi premiado e começou com a prática de Daniel.

1) Você é um profissional de TI premiado e conhecido no Brasil, mas em Miracema, poucos sabem do seu trabalho com detalhes, explica para os miracemenses sobre o seu projeto e os prêmios ganhos, além das revistas e jornais que falaram dele?

Reposta: A Constructweb é uma plataforma digital para gestão de obras. A construtech busca organizar fluxos, reduzir custos e ajudar gestores e engenheiros a controlar prazos. A ferramenta tem uma versão para desktop, que permite acompanhar o andamento da obra de forma remota, e um aplicativo para dispositivos móveis, utilizado pelos profissionais no campo.

Os serviços da Constructweb levam eficiência ao setor da construção civil, que, no Brasil, ainda é pouco adepto das soluções digitais. Pela eficiência que traz a este mercado, a construtech foi premiada pelo ranking 100 Open Startups em 2018, tanto na lista geral quanto entre as empresas deste setor, e novamente em 2019 na lista das construtechs.

Constructweb - Gestão de Obras Eficientes, startup no ramo de construção civil, destaque entre 12 melhores startups no programa "WIP – Work In Progress" em parceria com Gerdau, InterCement, Tigre e Vedacit.

O Constructweb - Gestão eficiente de obras foi premiado na Whow Festival de Inovação 2019!

Top 10 Construction ocupando a 8ª posição.

Daniel Paiva, fundador da startup, é um caso pouco comum de empreendedor que vem da periferia, longe dos principais polos de inovação do país. Ele desenvolve o projeto em Miracema, sua cidade natal, que fica no interior do Rio de Janeiro. 

Algumas mídias: O Globo Rio, O Dia Rio, Valor econômico (Rede Globo).


2) Como você chegou lá, conta um pouco de sua história.

Resposta: A origem da Constructweb vem de 2015, quando Daniel Paiva trabalhava em uma construtora. Ele aprendeu a programar assistindo a vídeos no YouTube e criou uma plataforma digital para auxiliar nos processos da sua própria rotina. “Serviço era muito manual. Planilha de Excel era o que tinha de mais tecnológico, era daí para baixo”, recorda.

Quando saiu daquela empresa, Daniel Paiva percebeu que tinha criado uma ferramenta valiosa, mas não sabia exatamente como vendê-la. Foi neste momento de sua trajetória que ele começou a pesquisar sobre empreendedorismo e descobriu que a plataforma digital era o primeiro passo para criar sua própria startup. “Eu tinha uma startup na mão e não sabia”, disse em entrevista ao Valor Econômico.

Entre 2016 e 2018, mais de 500 clientes fizeram o download da plataforma e ajudaram o empreendedor a melhorar o serviço por meio de feedbacks. Em 2019, a Constructweb passou no processo seletivo da aceleradora Spin, em Florianópolis, e entrou na comunidade de construtechs do MitHub, em São Paulo.


3) E aquele jovem de Miracema, que estudou em escola pública, de família sem muitos recursos, como ele pode chegar onde você chegou?

Resposta: Em primeiro lugar pedi a Deus para abrir o caminho, depois correr atrás, uma das estratégia que usei foi linkedin. LinkedIn é uma rede social de negócios fundada em dezembro de 2002 e lançada em 5 de maio de 2003. Nessa rede social eu conheci várias pessoas empreendedoras com sucesso alcançado pronta para ajudar, foi aonde cair na mão de um presidente de um grande grupo no Brasil no setor de construção e imobiliário, ele ajudou financeiramente sem pedi nada em troca, passou anos, eu fui umas das 5 startup para apresentar num congresso de construção, esse grupo também apresentou nesse congresso, aonde tive oportunidade de agradecer pessoalmente.

3 comentários:

daniel_miracema_2020 disse...

Muito obrigado de mostra um pouco da minha história aos Miracemenses.

Unknown disse...

Parabéns guerreiro. Fico feliz em poder conhecer um pouco da sua história. Te conhecia so de vista. Sorte e sucesso

Unknown disse...

Parabéns Daniel pelo seu êxito,
Miracema é terra abençoada onde viveu por muitos anos meu amado tio Dr. Hermes que nos deixou muitas saudades.