Em tempos de fake news a pergunta que diariamente devemos nos fazer é o que vale mais, o fato ou a versão? Primeiro vamos explicar o que é um e o que é outro.
Fato é aquilo que realmente aconteceu. O Brasil perdeu da Alemanha de 7 x 1.
Versão, os jogadores brasileiros combinaram o resultado para beneficiar a Alemanha.
Os jogadores podem ter combinado? Sim. Mas nunca se provou isso, apenas se falou. E a versão muitas das vezes prevalece, pois ela expressa o que pensam os torcedores, pois são incrédulos quanto ao alto nível do futebol alemão.
Em tempo de fake news temos que ter cuidado com isso, pois a fake news não é um fato, é, em alguns casos, uma versão que criaram com base num fato que realmente ocorreu, não foi inventado. É uma meia verdade (meio fato, meia invenção)
E a versão prevalece pois a maioria dos cidadãos acham que realmente é aquilo que ocorreu. Aí junta a fome com a vontade de comer, tendo uma comida deliciosa para ser divulgada e espalhada.
Em política isso acontece muitas vezes e em tempos de eleição, de ano eleitoral, muitas versões são "espalhadas" e prejudicam reputações. E só se espalha uma versão (fake) pois os espalhadores realmente acreditam que a coisa aconteceu daquela forma.
Pensem nisso, reflitam antes de divulgarem versões mentirosas por aí...
Nenhum comentário:
Postar um comentário