terça-feira, 7 de abril de 2020

GOVERNADOR DEIXA A CRITÉRIO DE PREFEITOS REABRIR COMÉRCIO

O governador Wilson Witzel (PSC) deixou a critério de 30 prefeitos do interior do Rio de Janeiro a decisão sobre abrir ou não os estabelecimentos comerciais durante o período em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o distanciamento social. Segundo o decreto, os municípios poderão determinar a reabertura dos estabelecimentos até que seja diagnosticado pelo menos um caso de COVID-19 no território do município.

Os municípios estão listados no anexo do decreto.

Determina o governador que cada prefeito vai decidir se reabre o comércio ou não. Destaque-se que são municípios pobres, onde o sistema de saúde é muito precário, sendo dependentes de municípios maiores onde há casos de COVID-19. 

Por exemplo, no entorno de Itaperuna, polo de saúde, vários municípios estão na lista daqueles que poderão reabrir o comércio, como é o caso de Miracema, Laje do Muriaé, Varre-Sai, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, São José de Ubá, Cambuci, Pádua, Aperibé e Itaocara.

Além disso, muitos municípios vizinhos dessa região Noroeste, já detectaram casos de COVID-19, como é o caso de Pirapetinga, vizinha de Pádua, Itaocara, Aperibé e Miracema.

O distanciamento social visa impedir que muitas pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo. E a pergunta que se faz é se o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, tem condições de suportar os casos graves vindos desses municípios, que também dispõem de grande população de pessoas idosas.

O decreto determina aos municípios que reabrirem seus estabelecimentos, a realização de fiscalização sanitária, fornecimento de máscaras e álcool em gel, o que é praticamente propor o impossível, já que os municípios não dispõem de equipes de fiscalização capaz de checar o cumprimento das regras em todo o comércio que voltará a funcionar. 

Witzel parece que quer deixar as mortes na conta dos prefeitos, que já sofrem forte pressão dos estabelecimentos comerciais, principalmente pelo atraso das medidas do governo federal de socorro a eles. E o não atendimento dessas regras, pode levar à responsabilização dos prefeitos, caso venham a ocorrer mortes.

Ainda não há notícias sobre o posicionamento dos prefeitos do interior. Essa decisão pode ser de grande influência na eleição de prefeito desse ano.

Dentre os municípios listados no decreto está Bom Jesus do Itabapoana, que hoje notificou um caso de COVID 19, fato que já era de conhecimento em relação aos municípios de Porciúncula e Itaperuna, todos no Noroeste.

Nenhum comentário: