quinta-feira, 9 de abril de 2020

EXCLUÍDO O NOROESTE, ESTADO TERÁ 8 HOSPITAIS DE CAMPANHA

Sem razão técnica que justifique a discriminação, a única região do Estado que não tem um hospital regional estadual, também não terá um hospital de campanha para abrigar pacientes do COVID-19. Essa notícia consta do site da própria Secretaria de Estado de Saúde publicada no dia 30 de março de 2020.

Segundo informa, os hospitais de campanha serão localizados nas cidades cidades/bairros: Maracanã, Jacarepaguá, Leblon, Caxias, São Gonçalo, Campos, Casimiro de Abreu e no Complexo de Gericinó.

No mapa acima, feito pelo blog, estão os municípios onde serão instalados hospitais de campanha. Note que tudo faz crer que é falta de prestígio político mesmo.

Os prefeitos chegaram a se reunir em Laje do Muriaé, sob a liderança do prefeito José Eliezer e, segundo o prefeito de Laje, uma reunião com vídeo conferência ocorreu entre os prefeitos e o governador Wilson Witzel, mas o hospital foi negado, tendo a reunião tratado de questões pontuais de cada município.

Estudando os hospitais regionais do Estado do Rio de Janeiro, observamos que a região não tem hospital público estadual de referência, sendo o Hospital São José do Avaí o único a centralizar o atendimento no Noroeste Fluminense. O hospital de Itaperuna não é um hospital público, mas privado e está credenciado ao atendimento ao SUS.

No interior, além de Niterói, existem os seguintes hospitais públicos:

Hospital Municipal em Búzios
Instituto do Câncer - São Gonçalo
Hospital Darcy Vargas - Rio Bonito
Hospital São Cristóvão - Cabo Frio
Hospital Regional - Volta Redonda
Hospital de Emergência - Resende
Hospital do Retiro - Volta Redonda
Hospital Municipal - Itatiaia
Santa Casa - Angra dos Reis
Hospital Estadual - Nilópolis
Hospital de Xerém - Duque de Caxias
Hospital Leonel Brizola - Mesquita
Hospital Municipal - Itaguaí
Hospital da Unig - Nova Iguaçu
Fundação João Barcellos - Campos
Instituto do Cancer - Campos
Ferreira Machado - Campos
Hospital Casimiro de Abreu
Barra de São João - Rio das Ostras
Fundação de Saúde - Petrópolis
Nelson de Sá Earp - Petrópolis
Hospital de Maricá
Hospital Universitário - Vassouras
Hospital Ana Moreira - Conceição Macabu

Qual o critério do governador para excluir a população do Noroeste Fluminense? Que unidade de saúde abrigará os pacientes dessa região?

Segundo a FIRJAN, o Noroeste Fluminense tem 323 mil habitantes. Considerando que 10% desses cidadãos poderão ser infectados, teremos necessidade de internar 32.300 habitantes.

Essa cobrança precisa ser feita agora, não depois que se instalar o caos. Os prefeitos, vereadores e secretários devem ser mobilizar e exigir do governo do Estado a instalação imediata de um hospital de campanha.

Vide o exemplo de Casimiro de Abreu, onde será construído um hospital de campanha, mesmo lá já existindo hospital público do Estado, para abrigar 200 leitos de pacientes do COVID 19.

Nenhum comentário: