segunda-feira, 26 de agosto de 2019

PREFEITO CLOVINHO RESPONDE PERGUNTAS DO BLOG NA CONDIÇÃO DE PRÉ-CANDIDATO À REELEIÇÃO

Clóvis de Barros Tostes é médico veterinário, empresário da área comercial e governa a cidade de Miracema desde 2017, neste que é o primeiro cargo público dele. Casado, pai de dois filhos, nasceu em Miracema e tem família com tradição na política. Clovinho pretende concorrer à reeleição para o cargo de prefeito.

1 – Por que você quer ser candidato à reeleição para o cargo de prefeito em Miracema? 

Quando decidi ser candidato a prefeito de Miracema, deixei de lado uma situação estável como empresário para me dedicar a fazer uma administração séria, limpa e diferenciada para o bem de nossa cidade. Assim que assumi, resolvi fazer uma verdadeira faxina nas contas do município. Foram problemas financeiros, de orçamento, de gestão, que levaram a tomada de decisões para quitação e parcelamento de dívidas deixadas por gestões anteriores. Todas essas medidas foram necessárias para uma gestão passada a limpo. Porém, quatro anos é pouco para que eu possa deixar um legado maior para o município. Dentro de todas as dificuldades, tenho recebido uma avaliação positiva, segundo pesquisas realizadas no nosso município, demonstrando que estamos no caminho certo. 

2 – A cidade tem problemas sérios na prestação de serviços de saúde, o que pode ser feito, a curto prazo, para que a população possa ser atendida com rapidez no que se refere ao fornecimento de medicamentos, atendimento ambulatorial e exames? 

Na forma da lei federal, o município é obrigado a gastar 15% de recursos com a saúde. No meu governo, venho gastando um percentual de 30%, sendo importante ressaltar que além dos recursos próprios, recebemos um montante de emendas parlamentares nunca antes recebidos. A partir disso, foram destinados recursos que puderam ser efetivamente aplicados no Hospital de Miracema, salvando-o do fechamento, o que representa também melhoria para a população nos serviços de saúde, como a redução drástica de envio de pacientes a outras cidades, como por exemplo nos casos cirúrgicos, em que 70% são atendidos no Hospital de Miracema atualmente. E mais, a frota de veículos da saúde foi quase totalmente renovada, incluindo novas ambulâncias. Posso ressaltar ainda investimentos realizados no P.U., como o aparelho respirador mecânico e o atendimento mais rápido à população através das parcerias realizadas, como os consultórios móveis odontológico (OdontoSESC) e tomógrafo. Quanto ao fornecimento de medicamentos salientado na pergunta, é importante esclarecer que existem medicamentos de competência federal, estadual e municipal. Assim, dentro do que nos cabe fornecer ao cidadão, mesmo com certas dificuldades, trabalhamos para conseguir atender a demanda.


3 – Miracema fica localizada numa das regiões mais pobres do pais, o que pode ser feito, para melhoria das condições de emprego da cidade? 

É necessário ressaltar que a região norte e noroeste fluminense sofre com a baixa carga tributária do Estado do Espírito Santo, fazendo com que empresas optem por ficar naquele Estado. O mesmo ocorreu na região sul fluminense que foi contemplada, por muito tempo, com incentivos fiscais do Governo Estadual, dificultando em demasia a instalação de empresas na região noroeste. Embora Miracema esteja numa posição geográfica boa, é necessária uma reforma tributária urgente para atrair empresas para nosso município. Mesmo com tudo isso, através de um empenho pessoal junto ao Governo do Estado do Rio, que concedeu isenção fiscal para o setor frigorífico, foi possível o aumento de 40 postos de trabalho para 160, só em Miracema. Além disso, visando a valorização da mão de obra miracemense, são ofertados hoje diversos cursos técnicos profissionalizantes em nossa cidade, bem como ensino superior a longa distância. 


4 – Quais os seus planos para resolver o problema da previdência dos servidores municipais (antiga CAPPS)? 

A Caixa de Previdência sofreu intervenção pela atual gestão, através de lei aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores do Município. Por meio dessa intervenção foi possível desvendar a “caixa preta” que existia na antiga CAPPS. Hoje posso afirmar que muito pouco tinha sido feito pelos inativos e pensionistas, para se ter uma ideia, de 350 aposentadorias apenas 8 tinham sido homologadas pelo TCE-RJ, além de processos sem andamento regular, antes nem mesmo a CTC (certidão de tempo de contribuição do INSS) era exigida para o processo de aposentadoria. Foi necessária a renegociação de dívida, estas advindas da falta de repasses de governos anteriores e do uso indevido da taxa de administração, que faliram a caixa de previdência. Hoje a compensação previdenciária com o INSS acontece, isso quer dizer dinheiro entrando nos cofres da previdência municipal. 

5 – Que sonho o eleitor pode ter, caso você seja reeleito? 

O eleitor pode sonhar junto comigo em realizar mais ações pelo município. Não é fácil trabalhar com o hoje, tendo que arcar com o pagamento de dívidas passadas, é importante frisar isso. Mesmo assim, atualmente o Município de Miracema possui credibilidade junto ao Governo do Estado do Rio e também na esfera federal. Sou muito bem recebido por parlamentares em Brasília, conseguindo auxílio através de emendas, como vem sendo divulgado nas redes sociais. Por isso, preciso de mais 4 anos para, depois da casa arrumada, conseguir alavancar Miracema como destaque na nossa região e assim deixar um legado para as futuras gerações. Política se faz com garra e determinação, por isso o nosso lema é # O TRABALHO NÃO PARA. Assim continuaremos!

2 comentários:

kvari disse...

Não respondeu nada! Só fez propaganda do seu governo!

Daniel da Silva Paiva disse...

Só fez propaganda como sempre!