quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ENTREVISTA DE RENATO MERCANTE AO BLOG MIRACEMA NO ANO DE 2008

Republicação de entrevista concedida pelo já saudoso jornalista Renato Mercante, ao blog Miracema, em 19 de abril de 2008. O tema é a história de Miracema. Releia!

Prosseguindo as entrevistas sobre a História de Miracema, em comemoração ao aniversário de emancipação da cidade, entrevistamos hoje o jornalista, editor e facilitador de treinamentos, José Renato Martins Mercante, proprietário e diretor do jornal miracemense O TEMPO. Renato Mercante, como é conhecido, tem vida ativa na sociedade miracemense, onde mantém um jornal quinzenal e participou da fundação da Rádio Princesinha do Norte. Com larga experiência nos grandes jornais nacionais, como o Jornal do Brasil, ele voltou à sua terra natal exatamente como partícipe dessa vontade nos miracemenses de assistirem o crescimento de sua terra. Ex-presidente da Associação Comercial de Miracema, como empresário, participou ativamente de empreendimentos e projetos voltados para o fortalecimento do comércio local, destacando a geração de emprego e renda. Em Miracema criou suas filhas e montou o jornal O TEMPO.


Hoje divide seu tempo entre atividades na cidade de Miracema e a mineira Juiz de Fora.


1) A história de Miracema registra a existência de vários jornais. Um, inclusive, foi criado no período da campanha separatista. Como o sr. analisa a presença da imprensa no processo emancipatório?


Apesar de não haver qualquer dado oficial sobre o que vou afirmar agora, atrevo-me a dizer que, tomando-se por base a relação entre o número de habitantes de um município e a quantidade de jornalistas profissionais nele nascidos e/ou criados, Miracema é o município brasileiro que "produziu" a maior quantidade de jornalistas profissionais entre os cerca de cinco mil municípios do país. Em 73 anos de emancipação, 43 jornais impressos foram editados em Miracema. E, por falar em emancipação, precisamos corrigir um erro histórico que estamos perpetrando quanto ao nosso tempo de emancipados. O município de Miracema foi emancipado em 3 de maio de 1935 e instalado em 1936. Assim, o que comemoramos, na verdade, neste 3 de maio de 2008 são 73 anos de EMANCIPAÇÃO político-administrativa do nosso município e 72 anos de INSTALAÇÃO do município. Observe que, no brasão de Miracema, há duas datas: 1846, que é o ano atribuído à chegada de Dona Ermelinda Rodrigues Pereira, dona das terras que foram doadas para Santo Antônio e nas quais acabou-se formando o atual município de Miracema; e 1935, exatamente o ano em que foi decretada a emancipação de Miracema.


E, só para ilustrar, Miracema foi o primeiro distrito de todo o Brasil a virar município no período republicano brasileiro, segundo informa o nosso queridíssimo Joffre Geraldo Salim, ilustre militante da causa separatista, que, graças a Deus, está vivo e gozando de plena saúde mental e física, apesar da sua idade.


Com toda essa história de luta e desenvolvimento, certamente que Miracema sempre esteve na vanguarda intelectual e cultural do país mesmo. Afinal, até hoje, são inúmeras as ilustres personalidades que nasceram em nosso município! Faça uma comparação com os municípios que você mais conhece. Analise a relação população/produção de filhos ilustres (e até mesmo famosos) desses municípios. Compare com o mesmo de Miracema.


Com toda essa pujança, certamente que o jornalismo seria um desaguadouro natural para tantos miracemenses que atuaram e ainda atuam no jornalismo.


2) Dos fatos estudados e contados na história miracemense, destaque um, que o sr. considera o mais relevante. Quem foram os personagens marcantes dessa história?


Se considerarmos que o movimento separatista foi o nosso período mais difícil e, ao mesmo tempo, mais lindo, por causa da garra e da luta de todo aquele fantástico povo miracemense da época, sem dúvida, que nossos personagens históricos de maior destaque são Bruno de Martino, Melchíades Cardoso, Dirceu Cardoso e José Naegle, que passaram para a história como "Os Quatro Diabos", e o também notável capitão Ventura Lopes, tamanhos eram o destemor e a força deles na busca do sonho maior da emancipação. Mas, temos que destacar também todas essas pessoas que, com o seu desempenho pessoal nos mais diferentes campos de ação, elevam o nome de Miracema.

Nenhum comentário: