quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

TERESÓPOLIS TERÁ CAMPANHA DE CAPTAÇÃO DE MEDULA

– Captação realizada por equipe do Hemorio visa atender paciente com diagnóstico de anemia plástica 

Nos dias 26 e 27 de fevereiro acontece em Teresópolis uma campanha de captação de doadores de medula óssea. As amostras de sangue serão coletadas por equipe especializada do Hemorio que virá à cidade para comandar o trabalho. O trabalho visa atender principalmente o paciente Grenis da Silva Machado, que há 25 anos convive com uma anemia plástica, ou aplasia da medula óssea, sendo obrigado a tomar inúmeros remédios e ainda fazer transfusões de sangue mensais para compensar a falta de elementos vitais em seu sangue. 

Encontrando um doador e recebendo a medula, ele pode representar a cura e a mudança de seu atual estilo de vida. Além da possibilidade de atender ao paciente de Teresópolis, os doadores passarão a fazer parte do banco de dados do Hemorio e, havendo compatibilidade, podem ser chamados para concretizar a doação a ajudar outros pacientes acompanhados pela instituição. A coleta da amostra de sangue é feita através de um pequeno furo na ponta do dedo do doador. Já a medula para a doação é retirada através de uma pequena cirurgia onde são feitas punções através de agulhas nos ossos posteriores da bacia, de onde é aspirada a medula. São retirados cerca de 10% do líquido, o que não compromete a saúde do doador.   

Cura da doença A captação de doadores será feita no Centro de Saúde da Várzea, onde os voluntários respondem também a um questionário com informações pessoais e de localização para rápido contato em caso de compatibilidade. A única recomendação é que a pessoa evite alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas na véspera da doação. “Após a coleta o sangue será examinado e será verificada a compatibilidade comigo ou com qualquer outra pessoa que está na fila para receber o transplante”, detalha Grenis. Segundo ele, o transplante de medula pode representar a cura de sua doença. “Eu preciso da doação porque minha medula não produz glóbulos vermelhos, plaquetas, hemáceas e nem leocócitos. Por isso, tenho que me submeter mensalmente a transfusões de sangue”, relata. “O transplante é um meio de cura, quando as células doentes serão substituídas por saudáveis”, finaliza.   

Hemorio orienta De acordo com os especialistas do Hemorio, no ato da coleta da amostra, o doador deve apresentar documentação oficial de identidade e passar pelo cadastro. Em seguida será recolhida amostra de 5 ml de sangue para os exames de histocompatibilidade, que efetivarão a inclusão do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. É necessário de idade de 18 a 54 anos e gozar de boa saúde. Algumas doenças podem restringir a doação, como HIV, hepacite C, Vírus linfotrópico T humano; Câncer (leucemias e doadores que tenham passado por Radioterapia e Quimioterapia); Fibromialgia; Anemias crônicas; Doenças auto-imunes (Artrite Reumatoide, Lúpus); Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo; Colite Ulcerosa; Tireoidite de Hashimoto; Diabetes TIPO 1; Epilepsia; Malaria; Osteomielite Crônica; Doença de Crohn; Alopecia Areata e Neurofibromatose tipo 1. Em caso de dúvida é possível contatar o Hemorio pelo 0800-282-0708. - See more at: http://netdiario.com.br/teresopolis-tera-campanha-para-doacao-de-medula-ossea/#sthash.Yn0yqYaU.dpuf (JORNAL DIÁRIO DE TERESÓPOLIS)

Nenhum comentário: