sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

JOFRE GERALDO SALIM, TRÊS ANOS DE SAUDADES - Ademir Tadeu

Em 19 de fevereiro de 2013, Miracema perdeu uma de suas grandes personalidades, um cidadão que faz parte da história de nossa cidade.
O senhor Jofre, como era tratado com muito carinho por todos, era o último separatista que lutou pela emancipação de Miracema, que ainda estava entre nós. Ser humano de uma cultura ímpar, que tinha o dom da oratória e muito atencioso com todos que a ele se dirigia.
Conversava muito com ele sobre futebol e os irmãos Moreira, que ele teve a honra de ser mais do que um amigo, principalmente o Zezé, que era bem mais próximo. Quando mostrei o meu arquivo particular sobre os Irmaõs Moreira, ele pediu que deixasse com ele e dias depois, ao cruzarmos pela Rua Direita, convidou-me para ir até sua casa e pegar o material de volta. Foi logo me dizendo:
"Boa garoto! É muito ver um jovem mantendo viva a história de filhos de Miracema que fizeram história."
Acabou me presenteando com uma reportagem do Jornal da Tarde, de São Paulo, de 1969, feita pelo também miracemense José Maria de Aquino, com os irmãos Aymoré, Aírton e Zezé Moreira.
Guardo até hoje, com muito carinho, um chaveiro que ganhei dele quando era adolescente.
Parodiando a sua frase, precisamos manter viva a história de nossos conterrâneos ilustres. E o senhor Jofre, certamente é um deles!

A bem da verdade  moramos em um país que não tem o costume de lembrar e reverenciar os seus ídolos. 

Nenhum comentário: