segunda-feira, 12 de maio de 2014

PROFESSORA ANA LÚCIA LIMA COMENTA EM CARTA A GUSTAVO TUTUCA O PEDIDO DE TROCA DA DIREÇÃO DO CVT E FALA DO POSSÍVEL FIM DO PROJETO JOVENS TALENTOS EM MIRACEMA

Bom dia Gustavo,

sou a professora Ana Lúcia Lima e conversamos em Miracema no último dia 03 de maio sobre a troca de diretores no CVT. Não trabalho diretamente na instituição, mas conforme o teor de nossa conversa, como miracemense fiquei preocupada com a notícia da saída da Professora Sanda Azevedo. Sou indiretamente ligada ao CVT porque a Professora Sandra conseguiu instituir naquele centro de excelência as três vertentes sonhadas por todas as instituições educacionais: ensino, pesquisa e extensão. A parte da pequisa deve-se ao fato do largo conhecimento e reconhecimento da professora obtido durante seus estudos stricto sensu. Ela conseguiu, enquanto professora do ensino médio no Colégio Deodato Linhares trazer para Miracema a pre-iniciação científica intitulada projeto Jovens Talentos da Faperj. Como não temos em nosso município uma instituição de ensino superior para vincular a pesquisa, ela conseguiu vincular três alunos miracemenses na UFF Pádua. Porém, depois da chegada do CVT, e ela assumindo a direção, esse vínculo pode ser estabelecido em Miracema mesmo, o que garantiu a entrada de outros Jovens Talentos e hoje são 44 no total. Ela me convidou para participar da pesquisa como orientadora e hoje somos 6 orientadores no total. Se ela sair da direção, voltaremos a ter apenas o vínculo com a escola pública e não poderemos ter tantos meninos em pesquisa porque a UFF Pádua já tem os seus alunos pesquisadores e não pode abarcar tantos alunos de ensino médio em suas pesquisas. A pessoa que está sendo cogitada para a direção não poderá assumir a pesquisa porque não tem Mestrado ou Doutorado. Assim, Miracema perde mais uma vez. Sem falar do resto da atuação da professora Sandra na direção da instituição: bate todas as metas com relação ao número de alunos matriculados, muitas vezes percorrendo todas região com veículo próprio. Sua dedicação é total e reconhecida por todos em Miracema. Não foi por qualquer motivo que o CVT recebeu o ISO. De fato será uma perda irreparável. Sei que existem compromissos políticos que devem ser cumpridos, mas também sei que a insatisfação causada por esta troca será um prejuízo político também. Há muitas pessoas envolvidas, como corpo docente, discente, pesquisadores e orientadores, que com suas famílias, geram muitos votos e devem ser levados em consideração. 
 
Desculpe-me pelo longo texto. Agradeço sua atenção. Não o conhecia até aquele dia na festa do motoclube e agradeço sua disponibilidade em me ouvir. Como disse, não sou professora do CVT, sou professora do Deodato Linhares e não posso me calar vendo minha cidade naufragar. Esperava uma oportunidade de meu filho de 10 anos poder desfrutar das maravilhas do CVT de Miracema num futuro. Não sei, sinceramente, se ele durará até ele completar a idade necessária. Vejo a UFF Miracema cair em decadência e ir embora para Pádua. Vejo pessoas insatisfeitas com medo de participar do carnaval e desfiles cívicos. Já é voz corrente na cidade que completamos 78 anos de emancipação política e administrativa mas devemos pedir desculpa a Pádua e devolver o distrito emancipado porque estamos sendo incapazes de cuidar bem dele. 
 
Aceite meu conselho: visite o CVT, converse com os alunos, com os servidores, com os professores, com os pesquisadores, com a família deles. Não se apresente como Secretário ou Deputado. Eles falarão a verdade dos fatos. Sem verniz. E você poderá contar com o apoio deles. Tenho certeza.
Mais uma vez agradeço a atenção. Um abraço e boa sorte.  

Profª Drª Ana Lúcia Lima da Costa
Pós Doutora em Cognição e Linguagem - UENF
Doutora em Ciência da Literatura - UFRJ
Mestre em Teoria da Literatura - UFJF
Especialista em Educação 

3 comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE PERGUNTAR A SRA. DRA. SE ELA TBM ACHO BOM A TROCA DO SR. MARCELO DE MARTINO, UM PROFISSIONAL DE ALTO GABARITO, QUE CONSEGUIR DIVERSOS FEITOS PARA CULTURA LOCAL E FOI SUBSTITUIDO POR ELA? O QUE ELA PENSA DISSO? SENÃO É A MESMA SITUAÇÃO.

MEIRE

Anônimo disse...

Lendo isso fico mais apavorado com os rumos da cidade, mas acho que são situações totalmente diferentes, porque o marcelo era muito bom, mas o cargo era da prefeitura, agora estamos falando de um cargo do governador e não do prefeito e quem trocou foi o prefeito e não a professora

Anônimo disse...

Acho que Miracema só vai pra frente se acabar com essa perseguição politica,esse coronelismo, você fica em um cargo não pela sua competência e sim por quem você votou, essa é a triste realidade Miracemense,tudo na cidade está acabando a UFF com 20 anos de existência se acaba por que a prefeitura não quer manter o curso SUPERIOR em Ciências Contábeis, vergonhosa essa situação. Temos que ser mente aberta e pensar no melhor pela cidade e não ficar com essa politicagem que só está afundando a cidade.