terça-feira, 20 de maio de 2014

EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM ORLANDO SIQUEIRA - Parte 1

O blog enviou algumas perguntas para o empresário e ex-candidato a prefeito pelo PT, Orlando Siqueira. Vamos dividir a publicação em duas partes. A primeira com as 4 primeiras perguntas e respostas e a segunda com o restante. Ele obteve 1.375 votos, um total de 8,27% dos eleitores da cidade. Hoje está filiado ao PV. Leia as respostas:




1)                 O sr concorreu e foi derrotado nas últimas eleições em que o atual prefeito, Juedyr Orsay, obteve a eleição para prefeito municipal. Como foi a campanha e a que o sr atribui a vitória dele?

EU NUNCA TIVE ATÉ ENTÃO EXPERIÊNCIA NO MEIO POLÍTICO E MUITO MENOS EM CAMPANHAS ELEITORAIS. E OBTIVE UM DURO APRENDIZADO AO COMPREENDER QUE NEM TUDO É O QUE APARENTA E PARTICIPEI DE UMA CAMPANHA EM QUE MUITO DINHEIRO FOI INVESTIDO POR OUTRAS CANDIDATURAS, ALGO INCOMPREENSÍVEL PARA MIM.

TAMBÉM ENTENDI OS MUITOS INTERESSES QUE CIRCULAM NO MEIO POLÍTICO EM QUE PESSOAS BUSCAM VOTOS PARA SEUS CANDIDATOS MUITO MAIS POR INTERESSES PARTICULARES DO QUE COLETIVOS. FORA OS INTERESSES FINANCEIROS. O ENVOLVIMENTO DE EMPRESÁRIOS E O USO DE MUITOS RECURSOS NESSAS CAMPANHAS É ALGO AVASSALADOR E É PRECISO UMA SOCIEDADE MUITO SÓLIDA PARA MUDAR ESSE MODELO.
NO CASO DA ELEIÇÃO DO ATUAL PREFEITO, ATRIBUO A VITÓRIA DELE A UM CONJUNTO DE COISAS, AS QUAIS FORAM MUITO FACILITADAS PELA GRANDE REJEIÇÃO AO PREFEITO ANTERIOR, IVANY SAMEL.

O POVO CLAMAVA POR MUDANÇAS E O ATUAL PREFEITO SOUBE APROVEITAR-SE BEM DA SITUAÇÃO REALIZANDO PESQUISAS APENAS COM O NOME DELE CONCORRENDO AO PREFEITO ENTÃO REJEITADO. COM ESSAS PESQUISAS EM MÃOS, DANDO-LHE SEMPRE ENORME VANTAGEM, FOI ARREGIMENTANDO PESSOAS PARA O SEU LADO IGNORANDO OUTRAS POSSIBILIDADES.

FOI UMA VITÓRIA FACILITADA PELAS CIRCUNSTÂNCIAS, SOMADA A ALGUMA ESPERTEZA NA UTILIZAÇÃO DOS INTERESSES DE PESSOAS QUE SEMPRE FICAM AO REDOR DO PODER.
HOUVE UMA POLARIZAÇÃO E EU, TENDO CHEGADO DE ÚLTIMA HORA E AINDA DESCONHECIDO, NÃO TINHA A MENOR POSSIBILIDADE DE VIRAR O JOGO, ATÉ PORQUE NOSSA CAMPANHA FOI HONESTA, LEAL E SEM GRANDES CUSTOS, COMO DEVERIAM SER TODAS AS CAMPANHAS POLITICAS.

MESMO ASSIM, INICIO DA CAMPANHA, CHEGAMOS A TER MÉDIA PRÓXIMA DOS 20% DAS INTENÇÕES DE VOTOS MAS, COM A LIBERAÇÃO DE CANDIDATURAS DUVIDOSAS PELA JUSTIÇA, CRESCEU A REJEIÇÃO DOS DOIS LADOS DOS PÓLOS DA CAMPANHA E O VOTO ÚTIL FALOU MAIS ALTO.

FOI UMA ELEIÇÃO EM QUE O POVO OPTOU POR: VOTAR NESSE, PARA TIRAR AQUELE OU, VOTAR NAQUELE, PARA QUE ESSE NÃO ENTRE.

O RESULTADO ESTÁ AÍ.

2)                 Após a posse, mas especificamente, a partir de quando, o sr se tornou crítico da nova gestão? E o que o levou a iniciar seus comentários por meio das redes sociais em tons mais ásperos?


LOGO APÓS AS ELEIÇÕES EU DISSE A QUEM QUISESSE OUVIR QUE A CIDADE TINHA UMA POSSIBILIDADE DE TER UM BOM GOVERNO COM O QUE FOI ELEITO POIS ENTENDIA QUE HAVIA AMBIÇÃO POLITICA NO GRUPO ELEITO E, PARA TANTO, SOMENTE UM BOM GOVERNO  PODERIA FAZÊ-LOS OBTER ÊXITO NESSE PROCESSO.

AFIRMEI, E SE BEM LE LEMBRO, ACHO QUE POSTEI ISSO NAS REDES SOCIAIS, QUE HAVIA UM PREFEITO ELEITO E A ELE TODA A CIDADE DEVERIA DAR TODO O CRÉDITO PARA QUE TIVESSE TODAS AS CONDIÇÕES PARA GOVERNAR, ATÉ PARA QUE, SE NADA O IMPEDISSE, ELE TIVESSE MESMO A RESPONSABILIDADE PARA EXECUTAR ESSE ESPERADO BOM GOVERNO.

EU REALMENTE ACREDITEI QUE HAVIA ESSA POSSIBILIDADE.
ESTIVE EM DUAS OCASIÕES INCLUSIVE COM O PREFEITO E CONVERSAMOS A RESPEITO.

COMECEI A FAZER MEUS COMENTÁRIOS CRÍTICOS NA MEDIDA EM QUE OS ACONTECIMENTOS FORAM MOSTRANDO QUE NÃO SERIA DESTA FORMA.


E NÃO SEI SE TÃO ÁSPEROS ASSIM, MAS RECRUDESCI NOS MEUS COMENTÁRIOS NA MESMA MEDIDA EM QUE OS FATOS COMEÇARAM A DEMONSTRAR QUE TUDO SERIA COMPLETAMENTE DIFERENTE DO PROMETIDO E ESPERADO. MINHA INDIGNAÇÃO CRESCEU JUNTO COM A INDIGNAÇÃO DE TODA A POPULAÇÃO POIS ANUNCIAVA-SE UM DOS MAIORES ENGODOS DA HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE.

UMA ESPERANÇA DE MUDANÇAS FOI TRAGICAMENTE SUBSTITUÍDA POR UMA SENSAÇÃO DE DESILUSÃO E IMPOTÊNCIA E EU REALMENTE SINTO-ME VILIPENDIADO, ASSIM COMO TODA A CIDADE.

QUANDO COMECEI A FREQUENTAR A CÂMARA DE VEREADORES VI, COM O PASSAR DOS MESES, A EVOLUÇÃO DE UM QUADRO TOTALMENTE FAVORÁVEL AO GOVERNO, EM DETRIMENTO DOS INTERESSES DA POPULAÇÃO.

ASSISTI PASMO À VOTAÇÃO RIDÍCULA DO NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO EM QUE OS INTERESSES ESTAVAM TOTALMENTE DISTORCIDOS E CONTRÁRIOS AOS INTERESSES DA POPULAÇAO.
COMENTEI BRANDAMENTE QUE O PROCESSO DEVERIA SER TODO REFEITO E ENVIEI OFICIOS A CADA UM DOS VEREADORES FAZENDO SUGESTÕES, QUE FORAM TOTALMENTE IGNORADAS.
NÃO HÁ COMO FAZER UMA AVALIAÇÃO POSITIVA DESTE CASO ESPECÍFICO QUE, AFINAL, SERVIU PARA MOSTRAR O QUE PENSAM OS VEREADORES EM SUA MAIORIA.

NA MINHA OPINIÃO, ESTÃO IGNORANDO A SOCIEDADE.
MAS QUANDO ESSE GOVERNO ESTIVER NUMA SITUAÇÃO MUITO RUIM (PARA MIM, JÁ ESTÁ) COM CERTEZA MUITOS VÃO ADOTAR OUTRA POSTURA E VÃO, LITERALMENTE, "PULAR FORA DO BARCO" PARA QUE POSSAM TENTAR UMA REELEIÇÃO.
A SITUAÇÃO É TRISTE E MUITA GENTE ACREDITOU NO NOSSO PROJETO DE GOVERNO. FICAR CALADO DIANTE DO QUADRO QUE TEMOS SERIA MUITA INGRATIDÃO E IRRESPONSABILIDADE DE MINHA PARTE.

AO ME CANDIDATAR, OBRIGUEI-ME COM RELAÇÃO À CIDADE. NÃO FOSSE ASSIM, EU SERIA COMO OS DEMAIS.

3)                 Em sua avaliação, como empresário bem sucedido, em que ponto o prefeito Juedyr Orsay erra? Ou seja, qual o maior pecado dele como prefeito?

OLHA...É DIFÍCIL FAZER UMA AVALIAÇÃO SEM ESTAR POR DENTRO DO GOVERNO.
DE FORA, OBSERVO E ACHO QUE SÃO DOIS PECADOS CAPITAIS: FALTA DE CAPACIDADE E INTERESSE COM A COISA PÚBLICA. SIMPLES ASSIM.
COM CERTEZA NÃO É NADA FÁCIL GOVERNAR UMA CIDADE, COM TANTOS PROBLEMAS A RESOLVER E TANTAS PESSOAS A SATISFAZER. SERIA LEVIANO DE MINHA PARTE CONSIDERAR QUE É FÁCIL ASSUMIR UM CARGO DESSES. NA VERDADE, PARA QUEM TEM ALGUMA CONSCIÊNCIA, ATÉ ASSUSTA UMA RESPONSABILIDADE DESTA ENVERGADURA.

MAS JÁ HOUVE GOVERNOS QUE DERAM CERTO, A DESPEITO DAS DIFICULDADES. E NAQUELES GOVERNOS, IMPERAVA A SERIEDADE E A VONTADE DE FAZER O CERTO E CUMPRIR O PAPEL DEVIDO.
MIRACEMA CHEGOU AO PONTO DE NÃO TER DÍVIDAS, OU TÊ-LAS BEM REDUZIDAS. E AS COISAS FUNCIONARAM.

ENTÃO, SOMANDO TODAS ESSAS AVALIAÇÕES, POSSO AFIRMAR QUE OS DOIS MOTIVOS SÃO ESSES: FALTA DE CAPACIDADE E DE INTERESSE.
E ISSO INDEPENDE DE SE SER B EM SUCEDIDO OU NÃO. SE FÔSSEMOS PENSAR ASSIM, SOMENTE EMPRESÁRIOS PODERIAM REALIZAR A GESTÃO DAS CIDADES QUANDO JÁ SE COMPROVOU VÁRIAS VEZES QUE PESSOAS COM OUTROS MODELOS DE FORMAÇÃO TAMBÉM FORAM BEM SUCEDIDAS.
ACHO QUE CULTURA É IMPORTANTE, EDUCAÇÃO É IMPORTANTE, SERIEDADE É IMPORTANTE, MAS A VONTADE DE FAZER, DE CONSTRUIR, ALIADOS À CAPACIDADE PARA FAZÊ-LO SÃO AINDA MAIS IMPORTANTES.

FALTA VONTADE...MAS SOBRAM OUTROS INTERESSES. MAS INTERESSES QUE NADA TÊM A VER COM AS NECESSIDADES DA CIDADE OU DA SUA POPULAÇÃO.

4)                 O sr fala muito em gestão empresarial. O ex-prefeito Carlos Roberto, do seu partido atual, tentou imprimir uma gestão empresarial que não deu certo. Que aprendizados o PV tem de 3 mandatos consecutivos em Miracema?


EU ACHO QUE NÃO FALO TANTO EM GESTÃO EMPRESARIAL. TEORICAMENTE, ALGUÉM COM ESSA EXPERIÊNCIA TERIA MELHOR POSSIBILIDADES DE SUCESSO, DADA A COMPLEXIDADE DA GESTÃO E PELO FATO DE LIDAR COM INUMERAS PESSOAS, TANTO SERVIDORES QUANTO DA POPULAÇÃO.

NO MEU ENTENDIMENTO, UMA PESSOA INTELIGENTE, CAPAZ E COM VONTADE DE REALIZAR UM BOM TRABALHO TAMBÉM OBTERÁ RESULTADOS EMBORA, VOLTO A DIZER, EM TESE, ALGUÉM COM EXPERIÊNCIA EM GESTÃO PODERIA TER MAIOR SUCESSO.
COM RELAÇÃO AO EX-PREFEITO CARLOS ROBERTO, EU NÃO ESTAVA CONSTANTEMENTE EM MIRACEMA NEM ME ENVOLVIA ANTES EM POLITICA PARA PODER AFIRMAR COM CERTEZA O QUE FOI BOM E O QUE NÃO FOI.

ENTRETANTO, A DESPEITO DE ALGUMAS RECLAMAÇÕES, O GOVERNO DELE FOI UM GOVERNO SÉRIO E INTERESSADO NOS PROBLEMAS DA CIDADE. DEIXOU DINHEIRO EM CAIXA, AO CONTRÁRIO DA MAIORIA DOS OUTROS GOVERNOS. TENTOU IMPLEMENTAR NOVOS MODELOS DE COLHEITA DE ARROZ E ALGUNS OUTROS PROJETOS DEPOIS ENGAVETADOS.
OU SEJA...ELE TEVE INTERESSE EM FAZER, UMA DAS CONDIÇÕES PRIMORDIAIS PARA QUE SE ALCANCE O PROGRESSO.
MUITA GENTE ATRIBUI ALGUNS PERCALÇOS NA GESTÃO DELE, NÃO NO MODELO, MAS NA FORMA, POIS O TÊM COMO MUITO RÍGIDO E ANTIPÁTICO, O QUE NÃO CONSIDERO ADJETIVOS SUFICIENTES PARA SE AVALIAR NEGATIVAMENTE QUALQUER GOVERNO.
NÃO DEFENDO POR SER DO PV, MAS PORQUE, ERRANDO (COMO DIZEM ALGUNS) OU NÃO, ELE ENTROU NO GOVERNO E TENTOU IMPRIMIR UM NOVO RITMO NA GESTÃO PÚBLICA, FOI SÉRIO, TENTOU IMPLEMENTAR NOVAS IDÉIAS E BATALHOU POR ELAS.
SE ALGUMAS NÃO DERAM CERTO OU NÃO ERAM AS MELHORES, ISSO NÃO O DESQUALIFICA COMO GOVERNO. SE SOMARMOS A ISSO A SITUAÇÃO DE CAIXA DA PREFEITURA APÓS O SEU GOVERNO E SUAS BOAS INTENÇÕES, EU ACHO QUE FOI UM BOM GOVERNO. MELHOR DO QUE MUITOS.

E PAGOU CARO PELA SUA DEDICAÇÃO, INFELIZMENTE.
FORAM EXTREMAMENTE INJUSTOS E MALDOSOS PARA COM ELE. COMETERAM UMA DAS MAIORES INJUSTIÇAS QUE JÁ TIVE CONHECIMENTO CONTRA ELE. POR PURA MALDADE.

7 comentários:

Anônimo disse...

COITADO DESSE CIDADÃO, NÃO ENTENDE NADA DE POLÍTICA E MUITO MENOS DE MIRACEMA. JOSE, POR FAVOR NOS POUPE DESSAS ENTREVISTAS....

Anônimo disse...

José Souto, gostaria de perguntar a esse desconhecido, em q ele é bem sucedido? Qual a empresa q ele pertence, onde ele trabalha? Francamente né....


Silvana

Anônimo disse...

Orlando nunca foi e nunca será a solução de nossos problemas, incoerente, desconhecedor dos problemas de nossa cidade. Aprenda com Ivany com se faz política.

Sandra

Anônimo disse...

QUAL IDEOLOGIA PARTIDÁRIA O ORLANDO TEM PRA FALAR DE ALGUMA COISA DE POLÍTICA, FUI PV, AGORA É PT, AMANHÃ E PV DE NOVO... DEMAGOGIA ESTOU FARTO, QUEREMOS ALGO NOVO E DIFERENTE.

LUIS CARLOS

Anônimo disse...

Nós não podemos mais aceitar esse tipo de políticos que só querem pensar em si, esse cidadão está falando porque a prefeitura não aceitou o cartão UNASP, francamente eu não voto em mais ninguém....

Edilson

Anônimo disse...

NÃO VEJO HOJE ESSE EMPRESÁRIO QUE NÃO GERA EMPREGO EM MIRACEMA, FICOU MUITO TEMPO FORA, NÃO CONHECE NOSSA REALIDADE, MIRACEMA PRECISA DE ALGUÉM JOVEM, COM PENSAMENTOS NOVOS, COM UMA NOVA DINAMICA, NÃO DE PESSOAS QUE SÓ QUEREM PODER.... AVANTE MOCIDADE.... MIRACEMA PRECISA FICAR LIVRE DESSES POLITIQUEIROS.


ELISA

Anônimo disse...

Todos os funcionários do Orlando são do rio de Janeiro.Quem ele empregou de Miracema?E quer mais:mande ele provar que a UNASP é dele.blablabla estou de saco cheio.rsrsrsrsr