sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PREFEITO DE VOLTA REDONDA VOLTOU AO PODER

Antônio Francisco Neto (PMDB) e Carlos Roberto Paiva (PT) voltaram a ser prefeito e vice-prefeito de Volta Redonda. A cerimônia de recondução foi realizada no gabinete do Palácio 17 de julho, onde o prefeito e o vice assinaram a documentação e receberam o cargo do presidente interino da Câmara Municipal, Paulo Conrado (PSD). O mandato deles havia sido cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), na segunda-feira, e hoje (30) pela manhã uma liminar permitiu que eles continuem nos cargos até que o embargo de declaração apresentado pelo prefeito seja julgado no próprio tribunal. Caso o recurso do prefeito seja rejeitado, a liminar garante a permanência dele no cargo até que o processo chegue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, então avaliará novamente a permanência ou não do prefeito no cargo.

O pedido da ação cautelar foi impetrado ontem (29) no TRE. A vereadora América Tereza, que respondia interinamente como prefeita, voltou a presidir a Câmara Municipal.
Ao entrar na sala, eles foram cumprimentados por políticos e funcionários. Tereza foi a primeira a falar quando o prefeito e o vice chegaram ao gabinete. Ela falou da emoção que teve ao exercer interinamente a prefeitura:

- Foi por pouco tempo, mas foi uma experiência que entrou para a história. Foi difícil conter a emoção, mesmo sabendo que estava apenas ocupando por algum tempo a cadeira de um grande amigo, uma pessoa muito querida. Agradeço a todos pelo carinho com que me trataram enquanto estive aqui, mas me sinto feliz de devolver o cargo a seu legítimo ocupante, o prefeito Neto, porque Deus honra a quem tem honra - disse.

O então presidente interino da Câmara, Paulo Conrado, falou a seguir, cumprimentando América Tereza pelo desempenho durante os dias em que foi prefeita interina: "Ela representou muito bem a Câmara Municipal", disse ele.

Paiva, que foi reconduzido ao cargo de vice-prefeito junto com Neto, afirmou que a vitória foi da vontade popular e da Justiça:

- Os outdoors que foram colocados como motivo da cassação sempre estiveram presentes, independente de haver campanha ou não. E, no dia da cassação, a Câmara dos Deputados negou a perda do mandato de um homem (Natan Donadon) que foi condenado pela Justiça, está preso e foi algemado até a Câmara. Aqui em Volta Redonda temos seriedade e honestidade na prefeitura - disse o vice-prefeito.

O prefeito cumprimentou as pessoas da forma tradicional, dando "boa tarde" e depois - apesar de uma resposta bastante entusiasmada - pedindo para todos responderem mais forte, no que foi atendido. A seguir, ele agradeceu a presidente da Câmara, que foi prefeita interina durante seu afastamento, à sua equipe, aos seus advogados e a todos os vereadores da base aliada, e cumprimentou o vice-prefeito, dizendo ser uma honra tê-lo a seu lado. Depois, falou do apoio popular:

- Já fui eleito prefeito de Volta Redonda quatro vezes, como todos sabem. Mas nunca recebi tantas demonstrações de carinho e apoio quanto neste retorno por força de liminar. Este carinho aumenta a nossa responsabilidade, de nunca decepcionar o povo de Volta Redonda. Quero agora governar esta cidade pelos próximos três anos e quatro meses, e não tem como dar errado uma cidade que tem um povo como o que vive aqui, e que acredita nela - disse Neto.

Durante a cerimônia, o prefeito confirmou que haverá a viagem do grupo da Terceira Idade para Caxambu. Ele se comprometeu a entrar em contato com a empresa para firmar o negócio e tentar garantir a viagem que está marcada para segunda-feira. A empresa, prestadora do serviço, havia se negado a assinar o contrato devido a instabilidade política da cidade. (DIÁRIO DO VALE)

Nenhum comentário: