quinta-feira, 11 de abril de 2013

MIRACEMA:UMA CIDADE AMEDRONTADA E REFÉM DE GANGUES - Nelson Barros

Todos que conheceram Miracema no século XX referiam-se a ela como “Princesinha”. Cidade bucólica, aprazível, tranqüila e calma que era motivo de orgulho para seus moradores, inclusive os não nascidos no município, situado no noroeste do Estado, divisa com Palma (MG).

Mas no século XXI, para além da decadência econômica, que certamente causou o agravamento dos problemas sociais, o tráfico de drogas ilícitas ficou mais robusto e nos últimos anos a violência urbana chegou a níveis insuportáveis. O orgulho virou medo e pavor.

Assassinatos, troca de tiros entre gangues, com diversos adolescentes atirando em outros adolescentes com pistolas 380 e ponto 40. Maconha e cocaína em quantidade são distribuídas aos consumidores em diversos pontos. A polícia atua, prende, apreende, mas a repressão não tem sido suficiente para evitar o aumento da criminalidade.

Rafael levou um tiro e pode ficar paraplégico. Tia Ricarda e seu Joel Alvim, pessoas de bem e consideradas na cidade tiveram a residência atingida por disparos de arma de fogo, em plena Praça Dona Ermelinda. Os marginais tomaram conta da bela e bem cuidada praça central e as famílias afastaram-se. Recentemente o jovem Josemar Neves da Silva, 25 anos, conhecido como Brown, foi assassinado covardemente com um tiro no coração.

A parte alta da cidade foi “dividida” pelos traficantes. A Vila do Cruzeiro pertence a uma gangue; A Vila Nova, a outra e o Morro da Jove, a outra. Motoristas de ônibus, intimidados, não circulam em certa rua. Nas escolas, professores, pais e alunos estão vivendo momentos intermináveis pavorosos. Aliás, a população está apavorada.

É preciso que as forças vivas da sociedade se reúnam. Clubes de serviço, promotoria pública, comando da Polícia Militar de Pádua (responsável pela segurança em Miracema), Associação de Moradores, juiz e prefeito. Objetivo: debater a questão que aflige sobremaneira a sociedade miracemense e buscar, conjuntamente, providências que possam minorar o problema.

Aproxima-se a data da Exposição Agropecuária, momento festivo que reúne a comunidade e quando Miracema recebe centenas de pessoas de todo o Estado e as pessoas dizem que não irão à tradicional festa.

A princesinha virou a bruxa má. Quadro que pode ser revertido, porém, não com facilidade. Tem gente que, ironicamente, refere-se à cidade como “Miraína” e “Miraconha”. Os cidadãos da cidade precisam sentir-se seguros, terem a percepção de segurança para voltarem a circular sem medo. A Praça Dona Ermelinda precisa voltar a ser frequentada pelas famílias. (este texto foi publicado no Facebook do jornalista NELSON BARROS, do jornal DOIS ESTADOS. Importante afirmar que, após a postagem, o prefeito municipal reuniu-se com as autoridades constituídas do Município, visando diminuir os inúmeros casos de crimes que vêm ocorrendo em Miracema)

5 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Nelson Barros? não acha que em 04 meses, melhorou do que durante 04 anos?

Anônimo disse...

NÃO É QUESTÃO DE COMPARAR O QUE FEZ UM GOVERNO MUNICIPAL E O QUE FEZ O OUTRO, EU DISCORDO DISSO, PQ SE FOR PARA COMPARAR É BOM LEMBRAR Q QDO O IVANI ENTROU A POLICIA TINHA APENAS UM UNICA VIATURA, HOJE TEM QUASE 10.
E O QUE FEZ O JUEDYR PRA MELHORAR A SEGURANÇA????

Anônimo disse...

Melhorou??? O que mesmo???

Luis claudio disse...

os nossos queridos amigos miracemenses ainda estão pensando na eleição e discutindo quem foi melhor para a cidade o antigo ou atual prefeito, vamos acordar e o que e melhor para a cidade e ter segurança e isso depende de todos e depois vocês discutem quem fez mais para uma cidade que já foi conhecida como princesinha e hoje se chama insegurança do norte , Luis Claudio

Anônimo disse...

Também penso desta forma. Vamos trabalhar para Miracema voltar a ser uma cidade de interior, tranquila. Depois ver quem fez mais ou fez menos. A unica coisa é que nas aleições ACREDITEI nos discursos e fui com total confiança neste governo atual. E ??? Que arrependimento!!! A saude está o caos total. Dinheiro gasto com tantos contratos "como o anterior", os cargos de chefia surgem a cada dia. O ARREPENDIDO.