quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A DERROTA DE CABRAL NO NOROESTE

As eleições não foram boas para o governador Sérgio Cabral no Noroeste Fluminense, vide as derrotas na maior parte das cidades. Onde ele perdeu? Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé, Miracema e Pádua. Em outras cidades, não ganhou, mas também não perdeu, como Itaperuna, Varre-Sai (Picciani apoiou Lauro Fabri) e Natividade.

Vitórias de Cabral só em São José de Ubá, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana e Aperibé. E diga-se de passagem, vitórias apertadas, que contaram com forte esforço dos prefeitos desses municípios. Porque se dependessem de Cabral, teriam sido derrotados também.

Porque digo que Cabral perdeu? Porque não existe um projeto regional para o Noroeste. Nossa região só é lembrada na época das cheias. Estamos sofrendo um grande esvaziamento econômico. Itaperuna era dotada  como centro empregador da região, tinha a Parmalat, Boechat e CAPIL. Hoje elas estão todas sofrendo muito. Itaperuna se mantém graças às universidades, sem nenhum apoio estatal...

Inversamente desproporcional é o mesmo empenho de Cabral em regiões muito mais desenvolvidas, como o sul e centro-sul fluminense. Só Três Rios, cito nos últimos anos a vinda da Nestle e da Brasken, que geram inúmeros empregos. Lá o candidato dele ganhou com folga. Será mera coincidência?

E Porto Real, que ganhou uma montadora de veículos, graças ao empenho do governador. Lá seu candidato também triunfou. E não foi mero acaso!

O povo cansou de ficar desempregado, de depender das prefeituras, inclusive para tratamentos médicos, todos na capital. Ou nós ganhamos algum investimento nessa área nos últimos ano, como outras regiões do Estado, como Paraíba do Sul, que ganhou um sucursal do famoso HTO, graças aos esforços do secretário de Estado de Saúde.

Note-se que nem estradas nós temos, o acesso ao Noroeste, por Minas Gerais, encontra barreiras no péssimo asfaltamento entre Pádua e Pirapetinga. E o trecho entre Pirapetinga e Além Paraíba foi recuperado pelo Governo Federal.

Por fim, é bom que se diga, mais vale ao Cabral a vitória em Queimados, um dos menores da Baixada Fluminense, do que as derrotas em todas essas cidades da nossa região...

Nenhum comentário: