quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ENTREVISTA COM PAULINHO AZEVEDO SOBRE A CANDIDATURA AO CARGO DE VICE-PREFEITO


Paulinho e o deputado Alexandre Cardoso, que foi o responsável pela vinda para Miracema do CVT FAETEC, quando este ocupou a Secretaria de Ciência e Tecnologia




1) Porque você aceitou o convite do prefeito Ivany Samel para disputar o cargo de vice-prefeito?
R: Primeiro porque Ivany é de longe o político   mais bem preparado e qualificado para desempenhar  o cargo de Prefeito em nossa Cidade, mostrou isso nesses 44 meses de governo, ao retomar o  desenvolvimento de Miracema e recolocar nossa cidade no contexto estadual. A  parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a vinda do CVT da Faetec, do Detran  fazendo vistoria de veículos e emissão de documentos, a abertura da agência do Bradesco dentre outras são prova disso.
Segundo porque nesse mandato de vereador que me foi concedido pela população miracemense, eu trouxe a Faetec, o Instituto Federal Fluminense - IFF, o Programa Jovens Talentos da FAPERJ, o Programa Rio 2016; e ainda estão em andamento a Escola Técnica Estadual da Faetec, o Projeto Cidade Digital, a vinda dos Cursos de Odontologia e Direito, Pré-Vestibular Social, o Cine Clube do CECIERJ que será inaugurado em breve, isso é apenas uma mostra do que fizemos nesses 44 meses. Eleito vice-prefeito eu vou chegar nas secretarias e ministérios não apenas com os projetos aprovados no Legislativo, mas também na condição de executivo o que em muito facilitará a execução  dos projetos elaborados pela municipalidade.

2) O cargo de vice-prefeito não tem funções específicas em lei. Você como vice-prefeito vai ter alguma atribuição na prefeitura? Ou ficará apenas no aguardo para assumir no caso de necessidade?

R: É verdade, constitucionalmente vice deve  atuar  na ausência do prefeito, mas isso não quer dizer que vice prefeito não deva trabalhar e ajudar ao Prefeito. O meu entrosamento com o Ivany Samel é muito bom. Uma vez reeleito, ele irá  criar novas secretarias, dentre elas a de Cultura, Esporte e Turismo, pretendo atuar junto a essa secretaria buscando recursos nos governos Estadual e Federal, para promover os  projetos que elaborei como vereador e estão tramitando nas esferas estadual e federal, a título de ilustração posso citar, o Miracema Cidade Olímpica que visa trazer para Miracema um centro de treinamento esportivo de Basquetebol tendo em vista as Olimpíadas de 2016, por conta da nossa vocação nessa modalidade. No mais, eu estarei à serviço do Município em tempo integral, serei um vice-prefeito diferenciado,  farei jus ao subsidio pago pela municipalidade, vamos mostrar uma nova forma de fazer política partidária em Miracema.

3) Quais são seus planos e de Ivany Samel, caso ganhem a eleição, para os servidores públicos municipais?

R: Ivany é um Prefeito que respeita e valoriza os servidores municipais, como exemplo podemos citar o pagamento da retroatividade a todos os servidores que era devida desde 2000 e só agora está sendo paga pelo Município, ou seja, está pagando o que outros governantes deveriam ter pago e não pagaram. Pretendo trazer para o Município a experiência  de gestor, bem como a seriedade em lidar com o bem  público, adquirido ao longo dos 30 anos  trabalhados numa grande empresa de telecomunicações. Vamos viabilizar a assinatura de um grande convênio de qualificação com a Rede Faetec para capacitação dos servidores municipais, todos os servidores terão oportunidade de treinamento na sua área de atuação.  Nos próximos anos vários funcionários de carreira que desempenham funções importantíssimas na administração municipal deixarão o serviço público por motivo de aposentadoria e pouquíssimos deles  tem substitutos treinados habilitados para substituí-los; iremos qualificar em caráter de urgência servidores para esses postos chaves na Administração Pública. Vamos continuar valorizando o servidor publico, até porque a meu ver, é o elemento mais importante dentro da  Administração Pública, quando levada com seriedade.

4) Muita gente reclama por que em Miracema não existem vagas de emprego, o que pode ser feito para reverter isso? A formação de técnicos pode colaborar com o combate ao desemprego?

R: E bom lembrar que mais de 80% dos empregos diretos e indiretos existente hoje em Miracema estão localizados nos Polos Industriais I e II, ambos criados pelo Prefeito Ivany há mais de dezesseis anos, desde então nada foi feito efetivamente para a criação de novos postos de trabalho em nosso Município. Vamos modernizar o Polo Industrial II e dotá-lo com  infraestrutura adequada e as respectivas licenças ambientais, para que o mesmo possa atrair novos empreendedores para o Município. Quanto a qualificação, já está sendo feita pelo CVT-Miracema que já qualificou mais de mil profissionais nesses  18 meses de funcionamento. Tem técnico formado pelo CVT trabalhando na área de serralheria, na indústria do petróleo, na construção civil, em concessionária de eletricidade. Estamos trabalhando ainda junto a Secretaria de Ciências e Tecnologia a implantação de uma escola Técnica Estadual em Miracema.

5) Você, como vereador, conseguiu trazer para Miracema, com apoio da prefeitura, a FAETEC e o IFF (antigo CEFET). Como tem sido o trabalho dessas instituições na cidade?

R: Eu não trouxe apenas a Faetec e o IFF, mas  também o Programa Jovens Talentos da FAPERJ, hoje tem 44 alunos da rede Publica de Miracema  recebendo uma bolsa incentivo de aproximadamente R$: 300,00 mensais, para estudarem  e desenvolver projetos orientados por mestres e doutores das mais renomadas Universidades do País, o Miracema 2016 projeto da SUDERJ que esta contemplando mais de 220 jovens e adultos, o Cine Clube do CECIERJ que entrará em funcionamento muito em breve; por esses e outros trabalhos fui eleito pelo Instituto Tiradentes – MG, como “O Vereador mais Atuante de Miracema” e condecorado com a medalha Presidente Tancredo Neves em Belo Horizonte, tendo recebido a comenda das mãos do presidente desse instituto. Quanto ao CVT e o IFF ambos estão proporcionando uma formação profissionalizante de qualidade e gratuita para os munícipes, inclusive dando a oportunidade a alunos que dificilmente poderiam sair de Miracema para adquirir esses conhecimentos. A saída  digna da pobreza é ter um emprego, mas para conquistar esse emprego só sendo qualificado e, é aí que entra a o CVT – Miracema com a qualificação profissional, eu digo sempre, que o CVT será um divisor de época em Miracema, ou seja, o antes CVT e pós CVT.
  
6) Miracema também sofre com o problema da violência, principalmente derivado do consumo e tráfico de drogas. O que a prefeitura pode fazer para combater esse problema?

R: Este é um problema relacionado a Segurança e Saúde Pública, que por sua vez é de competência  comum do Estado e Município, o nosso governo não  ficará  omisso diante desse flagelo  que vem crescendo nas cidades brasileiras e destruindo milhares de lares. Vamos buscar parceria nas esferas Estadual e Federal para implantarmos em Miracema uma casa de recuperação para dependente químicos, que atenda com dignidade os nossos munícipes que tenham caído ou venham  cair nesse infortúnio, e ainda possa atender a demanda regional. Colocaremos nossa guarda municipal em estado permanente de cooperação com as polícias civil e militar com a finalidade de inibir o consumo e trafico de drogas ilícitas no Município.

7) Você esta preparado, como cidadão e como político, para ser o próximo vice-prefeito de Miracema? Quem é Paulinho Azevedo?

R: Paulinho Azevedo é filho do agricultor Manoel Alves de Azevedo e Emília da Cruz de Azevedo. Nascido em Miracema, na fazenda Santa Inês. É o sétimo filho de uma família de oito irmãos, foi  alfabetizado em escola rural, ao concluir o ginasial no Colégio Miracemense na década de setenta precisou sair de Miracema em busca de conhecimento. Foi para Juiz de Fora-MG, prestou vestibular e ingressou no Colégio Técnico Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde com muita dificuldade e custeado pelos parcos recursos da família estudava em tempo integral, e todos os dias dizia para si mesmo “eu não tenho o direito de errar, eu tenho que dar certo, não posso decepcionar aqueles que  investem e acreditam em mim”. Concluiu  o Curso de Eletromecânica em 1975.   

Casou-se com a professora e bióloga Sandra Maria Gomes de Azevedo em 1982 e tem um casal de filhos: Thyago e Francynne, que hoje estão bem encaminhados na vida profissional. Thyago é formado em Medicina  e Francynne em Direito. Trabalhou por 30 anos na Telerj e Telemar,  é mestre em Meio Ambiente e Auditoria Ambiental pela Universidade de Leon na Espanha, Consultoria Ambiental pela UFSC - Florianópolis e fez Docência Superior pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. Também é Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense; Técnico em Telecomunicações pela Secretaria de Educação do Espírito Santo e Técnico em Eletromecânica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Como vereador foi um defensor incansável da Educação Profissionalizante e Formal e construiu ao longo desses anos boas parcerias políticas no governo Estadual, bem como no governo Federal, isso lhe proporcionou um excelente trânsito no governo Estadual e em Brasília. Pensa que mudanças devam acontecer sim, mas de forma gradual e planejada, e não de forma brusca como alguns políticos estão pensando em fazer em nossa cidade. Mudar agora não seria salutar  para o nosso Município. 

Um comentário:

Guiarone disse...

Bela entrevista, Miracema precisa realmente de políticos dinâmicos como o Paulinho Azevedo.