terça-feira, 13 de março de 2012

PREFEITURA DE MIRACEMA BANCA ONIBUS GRATUITO PARA 700 ALUNOS UNIVERSITÁRIOS

A Prefeitura de Miracema está beneficiando diretamente quase 700 estudantes residentes no município e que fazem faculdades ou cursos de aperfeiçoamento em Pádua e Itaperuna, transportando todos eles gratuitamente, todos os dias, no percurso de ida e volta entre Miracema e a cidade em que estudam (Itaperuna e Pádua). Este serviço de transporte gratuito foi criado em 2009 pelo prefeito Ivany Samel, atendendo solicitação do vereador Maurício Santana Soares, que é o principal interlocutor dos estudantes junto ao poder público municipal.

- Quando iniciamos este trabalho em 2009, o prefeito Ivany Samel destinou R$ 150 mil no Orçamento do Município para esta finalidade. No ano seguinte, ele colocou R$ 200 mil e agora, em 2012, são R$ 250 mil. Se não fosse este transporte oferecido de graça pelo atual governo municipal de Miracema, muitos estudantes miracemenses que hoje fazem faculdade em outras cidades do Noroeste Fluminense não teriam condição de estudar, pois não conseguiriam pagar a mensalidade da faculdade mais o transporte particular, que custa cerca de R$ 230,00 (para Itaperuna) e R$ 130,00 (para Pádua), por mês - explicou o vereador Maurício .

Praticamente todos os alunos miracemenses de faculdades em Itaperuna e Pádua beneficiados pelo transporte gratuito da Prefeitura fazem parte da Associação dos Estudantes Universitários de Miracema (Asseum), atualmente presidida por Sandro Augusto Prado de Souza. Graças ao convênio que possui com o Município, a Asseum recebe a verba orçamentária destinada pelo prefeito Ivany Samel e a utiliza para pagar todas as despesas com combustível e manutenção dos seis ônibus cedidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, além do fretamento de outros três coletivos particulares.

Para que funcione bem, o programa da gratuidade nos ônibus para estudantes miracemenses de faculdades sempre contou com o apoio e o estímulo da secretária municipal de Educação, Luciana Rodrigues de Moura Souza. Ainda agora, neste último dia 12 de março, professores da rede municipal de ensino que fazem estudos complementares na Faetec em Pádua, ganharam também transporte de graça.

Para isto, mais uma vez o vereador Maurício intercedeu junto ao prefeito Ivany Samel e à secretária Luciana Moura, que prontamente atenderam a solicitação, imediatamente após o procurador geral do Município, Marlon Fernandes de Azevedo, ter analisado a questão e a considerado constitucional, por se tratar de benefício que dará aprimoramento técnico aos professores municipais atendidos. (ASCOM MIRACEMA)

Um comentário:

Marcos Antonio disse...

Parabéns ao executivo municipal de Miracema por essa preocupação com os estudantes universitários.
Aproveito o ensejo para me apresentar. Meu nome é Marcos Antonio Ferreira e sou um miracemense de coração, pois aí passei minha infância, entre 1955 e 1967. Aí cheguei com 5 anos de idade e saí às vésperas de completar 18. Logo que cheguei passei a frequentar o Jardim de Infância e de lá fui para o Grupo Escolar Dr. Ferreira da Luz. Quando saí, havia completado o segundo ano do antigo curso científico, no Colégio N.S. das Graças. Fui completar o então segundo grau no Colégio São Gonçalo, na cidade do mesmo nome.
Das muitas boas lembranças que tenho de minha infância aí, faz parte uma velhinha a quem eu chamava "Tia Zica", irmã de minha avó Jadu, esta mãe de meu pai adotivo, conhecido na cidade como Elson "Poeta". Todos já falecidos.
Tia Zica me inspirou a compor um samba, misto de partido alto com choro, intitulado "Canção do Aposentado". Hoje com 62 anos, estou aposentado como bancário desde os 52 anos (foi em 2002).
O sambinha pode ser ouvido pela internet: http://bit.ly/IlqR0A
Agradeceria muito se puder divulgar. Abraço carinhoso.