terça-feira, 3 de janeiro de 2012

URGENTE: CATAGUASES TEM GRANDE ENCHENTE

Morador anda de jet ski no centro de Cataguases/MG, foto de Juliano Carvalho

O rio Pomba ultrapassou 8 metros acima do nível pouso depois das 22 horas desta segunda-feira, 2, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil. A tendência ainda é de continuar subindo, mas agora, percebe-se um crescimento mais lento do que há uma hora atrás quando o Pomba subia um centímetro por minuto. Para se ter uma ideia da gravidade de situação no município, em 2008, demorou 12 horas para o rio alcançar o mesmo nível de hoje,cuja marca foi alcançada em apenas seis horas (das 15 h às 21 horas). Apesar da rapidez com que o Pomba subiu, muitas famílias conseguiram sair de casa a tempo, devido ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil a respeito dos riscos que corriam se ficassem em suas casas.

A Assistência Social está atendendo às necessidades das famílias desabrigadas e desalojadas, mas os donativos não serão suficientes, como informou o Secretário Municipal José Fernando Milane. Quem puder doar colchonetes, água mineral, fraldas descartáveis, leite, material de limpeza e material de higiene pessoal (escova de dente, pasta de dente), pede-se que entregue na Escola Municipal Antônio Amaro, a partir de amanhã, terça, pela manhã. Onze escolas municipais estão abertas hoje para receber os desabrigados. São elas: Turminha da Mônica (Pouso Alegre), Monsenhor Solindo (Thomé), Professor José Esteves (Leonardo), Maria José Peloso (Ana Carrara), Manoel Pais Tiago (Vista Alegre), Francisco R. Almeida (Aracati), Manuel Dutra (São Diniz), Flávia Dutra (Vila Tereza), Darcília Guimarães (Justino), João Inácio Peixoto (Glória) e Folhinha Verde (Bom Pastor).

A boa notícia é de que a água do Rio Pomba já começou a baixar em Dona Eusébia, trazendo alento para Cataguases que também prevê a redução do nível do Pomba por volta de uma hora da madrugada, conforme estimativa feita pelo Secretário de Administração Jesusimar Dornelas.

E na impossibilidade de usar automóvel ou motocicleta o jornalista Juliano Carvalho, do Instituto Francisca de Souza Peixoto fez esta foto, no centro da cidade, na rua Doutor Sobral. (até aqui do blog Manoel Lopes)

Em Pádua, segundo informações colhidas nas redes sociais, o responsável pelos trabalhos de remoção dos ribeirinhos é o vice-prefeito Ralph Kezen.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não houve trabalho da defesa civil na vila minalda, inclusive barcos que foram usados no auxilio foram dos proprios moradores.

Cristiano disse...

Muito triste .Mais queria deixar um comentario o leito do Rio Pomba qw passa aki em Guarani ,ele esta normal ,cheio mais normal.

Anônimo disse...

ewles deveriam fazer mais por cataguasespois as pessoas que sofrem todos os anos com as enchentes se estão la e porque não tem para onde ir porque a prefeitura não fazem nada por eles, tirem eles do risco, cadê o dinheiro dos impostos?