sábado, 14 de janeiro de 2012

EXCLUSIVO: VISITA DO MINISTRO ALEXANDRE PADILHA A LAJE DO MURIAÉ


O Ministro Alexandre Padilha demonstrou ser um homem do povo, simples, simpático, educado e principalmente, antenado com a situação do país e da região. A longa espera de 12 às 15:40 foi compensada pela atenção do Ministro com a região Noroeste Fluminense, principalmente com os problemas vivenciados pelos municípios com as chuvas das primeiras semanas de janeiro desse ano.

Na primeira foto foi a recepção ao Ministro Padilha, feita, espontaneamente por uma Folia de Reis de Laje do Muriaé, que emocionou o governante, fazendo-o ouvir atentamente 3 palhaços mirins que se apresentaram lá.

Depois a reunião de trabalho, foto 2, onde o prefeito Ivany Samel expôs a situação de Miracema, deixando claro que a cidade recebeu pacientes de dois hospitais de Santo Antônio de Pádua, nos nosocômios locais, transportados por ambulâncias de Miracema, já que os veículos de Pádua estavam impossibilitados de serem utilizados. Também expos sobre a situação da judicialização da saúde, com liminares que acarretam enormes gastos para as prefeituras.

O Ministro respondeu a todas as questões, expondo três pontos fundamentais:

*vigilância permanente até o mês de março, com apoio na FORÇA NACIONAL DO SUS, voltada para atender áreas com eminência de riscos e pós graves acidentes climáticos;

* melhoria e reconstrução das unidades de saúde, principalmente realocação de postos atingidos pelas chuvas ou reforma de outros;

* implantação da região do serviço SAMU de transporte e acompanhamento de pacientes.

O Ministro garantiu compensação e apoio aos municípios na proporção das perdas enfrentadas por cada um.

Além do prefeito Ivany Samel, compareceu à reunião, o secretário municipal de Saúde, Marcelino Tostes Padilha Neto, que também foi integrante da mesa principal do encontro. Da região participaram os prefeitos de Aperibé, Flávio Gomes, de Laje do Muriaé, José Eliezer Tostes Pinto e de Itaperuna, Fernando Paulada, além de representantes de Itaocara e Pádua. Antes de visitar Laje do Muriaé, o Ministro visitou Itaperuna, onde visitou a UPA 24 HORAS e o Hospital São José do Avaí.

Nenhum comentário: