domingo, 1 de janeiro de 2012

DEFESA CIVIL EM ALERTA POR CAUSA DA CHEIA DO RIO PARAÍBA DO SUL


O rio Paraíba do Sul continua subindo e a Defesa Civil segue em alerta. A água já ocupa o cais da Lapa. Na última medição realizada pela manhã desta sexta-feira o nível alcançou 8,48 e a tendência é que continue subindo, podendo a chegar a 9,40 neste sábado. Da última segunda-feira até hoje o Paraíba subiu cerca de dois metros por conta das chuvas em São Paulo e Minas Gerais. Em Muriaé, o município já enfrenta problemas com o rio que leva o mesmo nome da cidade e a preocupação também chega ao Noroeste.

Segundo o comandante da Defesa Civil, Henrique Oliveira, a monitoramento do rio tem sido constante, assim como as medidas preventivas por causa das chuvas que estão previstas para os próximos dias. “A preocupação agora é com o volume d’água que vai descer pelo Muriaé, afluente do Paraíba. Já tivemos in formações, que o rio transbordou no município de Muriaé e toda essa água vem para o Rio Paraíba do Sul”, destacou. Em Campos, em caso de transbordo do rio Muriaé, a maior preocupação é com os moradores de Três Vendas, onde o dique Santa Bárbara já foi recuperado para evitar enchentes como as de anos anteriores.

Diversas famílias que moram em área de risco já foram removidas de locais onde há previsão de alagamento, como o entorno da Lagoa do Vigário, Lagoa do Sapo, Lagoa Azul e BR-101, nos sentidos Rio e Vitória. Henrique afirma que, em conseqüência das chuvas da tarde desta quarta-feira, não houve nenhum ponto de alagamento na cidade, somente um chamamento na Lagoa do Vigário, que foi logo solucionado.

“Estamos em monitoramento constante, tanto na cidade como nas cabeceiras do Rio Paraíba, que se encontram nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Continuamos monitorando a situação das represas Funil e Pomba. É provável que o rio suba um pouco mais, já que há a expectativa de mais chuva. Mas sem grandes problemas, pois o transbordo acontece em 9,80 na Ilha do Cunha. As equipes da Defesa Civil mantêm o plantão de 24h, através do 199”, completou.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), do Ministério de Ciência e Tecnologia, pode ocorrer acumulado significativo de chuva nas áreas da Zona da Mata de Minas, Belo Horizonte, região serrana e norte do Rio de Janeiro e grande parte do Espírito Santo.(Do Blog Campos Notícias)


Nenhum comentário: