terça-feira, 6 de dezembro de 2011

OPINIÃO - Roberto Monteiro Ribeiro Coimbra Lopes - "Roberto Ventura"


Pierre Telhard de Chardin, padre, cientista e escritor, na magistral obra de sua autoria, “O Fenômeno Humano”, na qual expõe o resultado dos estudos de natureza científica, que fez do SER HUMANO, nas suas múltiplas facetas, a certa altura das suas experiências a respeito, ao abordar os aspectos do AMOR, da PAIXÃO, sentimentos sabidamente cultivados pelo HOMEM, confessa, antes de se aprofundar na busca do conhecimento dessas suas facetas, que imaginava ser no amor pela mulher, pelos filhos, pelos amigos, e até mesmo pelo país, que se esgotava as diversas formas naturais de se AMAR.

Todavia, concluídos os seus estudos sobre estes aspectos do ser humano o autor afirma, a partir das suas investigações e experiências a respeito que chegou a conclusão de que da lista imaginada, inicialmente, encontrava-se ausente a mais fundamental forma de PAIXÃO, a AFINIDADE, entendida no sentido da atração cósmica, um AMOR UNIVERSAL, uma maneira completa de se AMAR.

E, em abono dessa conclusão, pode-se citar a vida dos SANTOS, dos HERÓIS, e, ousando, acrescento a esses exemplos, por que não? O grupo “CARA DA RUA”, uma notável instituição do nosso tempo, da nossa cidade, que se acha a serviço da formação de homens, notadamente da juventude carente, integrada por líderes capazes de captar, pelo saber ouvir, e concretizar aspirações, desejos, vocações.

Reunião de lideranças vocacionais para servir, capazes de fazer as coisas acontecerem, dotadas de sentimentos altruísticos, perseverantes, otimistas, determinadas, de bem com a vida, movidas pela solidariedade, que nunca desistem de seus propósitos, que não descansam enquanto não conseguem concretizar os intentos que se propõe realizar e que, uma vez alcançados, continuam sempre prontas, disponíveis para os comprometimento com a busca e a concretização dos ideais, dos objetivos da instituição, que em última análise é do de SERVIR, o de formar HOMENS.

Aliás, mudando-se o que se deve mudar, por uma questão de justiça, o mesmo se pode dizer das lideranças dirigentes da Casa da Cultura Melchíades Cardoso, do Museu Antônio Ventura Coimbra Lopes, do Rotary, do Lyons e de outras instituições congêneres, inquestionavelmente a serviço da prestação dos mais relevantes serviços a COMUNIDADE.


*o autor do texto é o advogado miracemense Roberto Monteiro Ribeiro Coimbra Lopes, profundo conhecedor da história da cidade de Miracema, proprietário rural, decano da advocacia local, tendo sido Consultor Jurídico da Prefeitura Municipal de Miracema e Câmara Municipal por diversos anos, ex-presidente do Rotary Club de Miracema e responsável pela fundação de diversas instituições na cidade, dentre elas a APAE, o Grupo AA e outros.

Um comentário:

Adilson Dutra disse...

Este moço, já disse no meu twitter, é uma das cabeças mais brilhantes de Miracema. Digno, responsável e com moral suficiente para nos ensinar o que é ser correto.
Parabéns ao blog por publicar um texto de Roberto Ventura, meu amigo particular e companheiro rotariano de boas jornadas.