quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ACIDENTE AMBIENTAL EM CAMPOS É MAIOR DO QUE ESTÁ SENDO DIVULGADO


O deputado Brizola Neto (PDT/RJ) divulgou na noite desta terça-feira, em seu blog “Tijolaço”, imagens do site de observação de satélite Skytruth, que mostra uma avaliação da mancha causada pelo vazamento de óleo do poço da Chevron no Campo de Frade.

A conclusão do geógrafo John Amos, um ativista ambiental que mantém o site há dez anos é de que: “A imagem de satélite MODIS / Aqua da NASA, acima, foi tirada há três dias. Ela mostra uma mancha de óleo aparente originária do local de perfuração e que se estende por 2.379 quilômetros quadrados (o extremo sul da mancha fica aprisionado em um redemoinho no sentido horário interessante nas correntes oceânicas). De 1 micron de espessura, representa um volume de 628 mil galões (14.954 barris) de petróleo.Supondo que o vazamento começou ao meio-dia em 8 de novembro (24 horas antes de termos observá-lo em imagens de satélite), estimamos uma taxa de vazamento de pelo menos 157 mil galões (3.738 barris) por dia. Isso é mais de 10 vezes maior do que a estimativa da Chevron de 330 barris por dia”.

Nesta terça-feira (15/11) a ANP divulgou comunicado em seu site, dizendo que numa reunião de emergência realizada domingo aprovou-se o plano de emergência apresentado pela Chevron para deter o vazamento e que a diretora da ANP Magda Chambriard esteve na Sala de Emergência da Chevron acompanhando os trabalhos para conter o vazamento.

“Onde fica essa sala de emergência? Quem responde por ela? Em que a empresa baseia suas avaliações? A ANP recebeu fotos da mancha? Tem fotos de satélite dela? Divulgou-as? Ou isso é uma ação privada?”, declarou Brizola Neto.

Nesta quarta-feira o deputado Brizola Neto vai apresentar um requerimento pedindo a presença dos diretores da ANP e da Chevron para explicar o vazamento e apresentar as informações. “A foto da Nasa é uma prova de que não são “umas gotinhas” inofensivas, a mancha é imensa”. (Copiado do site URURAU)

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo José

Será o caso de se repartir os prejuizos com todos os municípios.

Afinal o petróleo não é da União? Onde ela fica no caso?

Como sempre tudo fica numa caixa preta.

Abaços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.