quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TRE/RJ TEM NOVO MEMBRO TITULAR: LEONARDO ANTONELLI


O advogado Leonardo Antonelli foi empossado como membro titular do Colegiado do TRE-RJ, na classe de jurista. A sessão solene ocorreu nesta quinta-feira, dia 4, sob a presidência do desembargador Luiz Zveiter. Antonelli havia exercido mandato como membro substituto até o início deste ano. "Com as recentes eleições suplementares em Magé, mostramos que esta é uma casa que cumpre sua missão constitucional e garante ao eleitor o direito de votar sem coronelismo, sem cabrestos, com autonomia e consciência. É a este Tribunal, que o senhor retorna", discursou o presidente do TRE-RJ, ao saudar o novo membro titular.

Escolhido no dia 14 de julho pela presidenta Dilma Roussef, o juiz Antonelli compunha uma lista tríplice enviada à Presidência da República pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado. Os mandatos dos magistrados que compõem o Colegiado do Tribunal têm a duração de dois anos. Entre as autoridades presentes à cerimônia, estiveram o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, que representou o governador Sérgio Cabral, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Melo, o ex-ministro do TSE, Caputo Bastos, os juristas Marcio Pacheco e Célio Salim Thomaz, ex-membros do TRE-RJ.

Pós-graduado em Direito Tributário pela UNESA, Leonardo Antonelli havia exercido mandato de juiz substituto do TRE-RJ na classe de jurista no biênio 2009-11. Desde então, é o vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). Professor-conferencista da Emerj, da Uerj, da FGV, e da Uni-Rio, Antonelli é diretor da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) e membro da AMB, AMAERJ, IMB, ABDT, IFA, além de integrar Bancas Examinadoras de Concursos Públicos para ingresso na Magistratura.

Em dezembro de 2010, Antonelli participou como jurista interveniente da audiência pública realizada na OAB-RJ para elaboração do anteprojeto do novo Código Eleitoral. O Colegiado do TRE-RJ é composto por sete membros titulares e igual número de substitutos, sendo dois desembargadores estaduais um desembargador federal, dois juízes estaduais e dois juristas.

Nenhum comentário: