sábado, 13 de agosto de 2011

SOBRE A MORTE DA JUÍZA EM NITERÓI

É muito grave o que aconteceu em Niterói no início desse final de semana. Não lembro de nenhum precedente. E este precedente é que é grave. Isso porque toda "moda" começa assim. Um aqui, outro acolá e "la nave va". Os Juízes, membros do MP, pessoas públicas de um modo geral, precisam da proteção do Estado. E a situação vem se agravando mesmo com o passar do tempo. Li essa semana no blog do Pablo sobre a perda do respeito das autoridades. É a mais pura verdade. A cada dia que passa as autoridades são mais desrespeitadas. Já pensou se todo bandido insatisfeito com a ação de uma autoridade resolver vingar-se? E os bandidos que são autoridades. Temos em todos os cantos...

A uma conclusão eu cheguei com este episódio: O Tribunal de Justiça do Rio falhou ao não manter um mínimo de controle sobre os passos dessa Juíza. Se ela era imprudente, se não pediu proteção, o Tribunal deveria saber, através das forças policiais, que a vida dela precisa ser monitorada. Mesmo que ela não tivesse pedido.É questão de Estado. A proteção é à Justiça, ao Estado, ao Poder Judiciário. Antes da juíza, a preocupação do Tribunal, deveria ser institucional. Isso que muita gente não entende.

No caso específico, seria inviável admitir um magistrado chegando em casa de madrugada, sozinho, num carro que não é blindado. Quando o sujeito faz concurso para Juiz, tem que saber que ele passa a representar uma instituição. E que, mesmo sendo ele um suícida, sua proteção é a proteção do próprio Estado Democrático de Direito.

Que ela descanse em PAZ!!

Nenhum comentário: