quarta-feira, 17 de agosto de 2011

NOROESTE FLUMINENSE FICA FORA DO PRODETUR

O governador Sérgio Cabral e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, assinam nesta quarta-feira (17/8) o Prodetur-RJ. O Programa de Desenvolvimento do Turismo é uma iniciativa nacional do Ministério do Turismo, e a execução no Rio de Janeiro será do Governo Estadual, visando ao desenvolvimento turístico sustentável e integrado com a melhoria da qualidade de vida da população das localidades envolvidas, aumento das receitas do setor e melhoria da capacidade de gestão do turismo em áreas de expansão e de potencial.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, participa da cerimônia de lançamento do programa, que inclui a recuperação e pavimentação da estrada que liga a Vila do Abraão a Dois Rios, no Parque Estadual de Ilha Grande, na Região da Costa Verde.

Já implementado em outros estados brasileiros (Prodetur Nordeste), o programa prevê investimentos em produtos turísticos, na melhoria da infraestrutura de cidades e no desenvolvimento da capacidade de gestão institucional e ambiental, visando ao desenvolvimento do turismo sustentável.

O programa contará com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de US$ 112 milhões, com contrapartida do Governo do Estado de USS 75 milhões. Entre as ações que serão executadas estão a elaboração do plano diretor estadual de turismo, fortalecimento das gestões municipal e estadual, capacitação profissional e empresarial, estudos de mercado turístico nacional e internacional, planos de gestão ambiental, plano de marketing, além de intervenções em infraestrutura de transporte e rodovias estaduais, de saneamento ambiental e de conservação de patrimônio histórico.

O Prodetur-RJ contempla 23 municípios do Estado do Rio de Janeiro, dispostos em dois polos, o Polo Litoral e o Polo Serra (Mapa). As regiões estratégicas para os investimentos são: Metropolitana (Rio de Janeiro e Niterói); Costa do Sol (Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu); Costa Verde (Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro); Agulhas Negras (Itatiaia e Resende); Serra Verde Imperial (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu) e Vale do Café (Valença, Vassouras e Piraí).

A cerimônia acontece no auditório do Palácio Guanabara – Rua Pinheiro Machado, s/nº - Laranjeiras. (Comunicação Social do Estado)

Um comentário:

dalmo meireles disse...

Acho que as autoridades, empresários, ONGs e sociedade em geral do Noroeste do estado devem se unir para reinvindicar a participação da região no Prodetur.
Pode ser um desabafo, mas acho que só com a união de todos a industria do turismo poderá deslanchar e beneficiar a todos como em outros lugares do Brasil e do Rio de Janeiro.