quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MIRACEMA RECEBEU PESQUISADORES DO SENEGAL

Técnicas de cultivo do Brasil chamaram a atenção de pesquisadores de Senegal, país do oeste do continente africano. Um grupo veio ao país para aprender novos manejos, uma convivência que gera conhecimento também para os produtores daqui.

Seis pesquisadores vieram do Senegal para aprender um pouco mais da nossa técnica agropecuária. O idioma pode até ser diferente, mas com a ajuda do tradutor, os senegaleses aprenderam direitinho que o manejo rotacionado de pastagem pode ser um grande negócio também para eles.

A explicação é do pequeno produtor de Paraíso Tobias, distrito de Miracema, no Noroeste do estado. Há dois anos, o produtor rural Nininho Pascoto recebeu apoio para melhorar as condições do pasto e conseguiu aumentar a produção de leite em 25%. Mas nunca imaginou que um dia receberia gente de tão longe.

Os pesquisadores de Senegal vão passar menos de uma semana no Brasil. Para eles, o tempo pode não ser o ideal, mas tem que ser o suficiente para levar daqui, bastante aprendizado para o outro lado do mundo.

De Miracema a equipe seguiu para São José de Ubá. Em Cambiocó conheceram de perto aMandala, uma técnica de cultivo de verduras e legumes em círculo. Aprenderam também como produzir um excelente adubo para própria plantação. Outro ponto positivo foi saber que o cultivo pode ser feito com agricultura familiar e com trabalho de mulher.

A água é a principal diferença entre os dois países. O veterinário El Hadji Traoré explica que a forte estiagem prejudica a produção no país deles. Fornecer tecnologia para outros países é algo visto com bons olhos por quem desenvolve a nossa agricultura. No final, acaba sendo uma troca de aprendizados.

Fonte : Intertvonline

2 comentários:

Anônimo disse...

A técnica de produção de olericolas em circulo ( organicas ) em consorcio com galinhas caipiras foi implantado em Miracema, em parceria PMMiracema,Fundação Banco do Brasil e Sebrae no ano de 2010 comigo enquanto secretário de agricultura.Alem das benesses da produção consorciada o produtor ganhou todo o equipamento necessario,incluindo as galinhas e o galo, num total de 11 cabeças,motor para irrigação,galinheiro etc.. O projeto se chama PAIS e foi implantado no Brasil, na fazenda do ator Marcus Palmeira por um angolano ou senegales não me lembro.No municipio a pessoa responsável é a agronoma da prefeitura Ana.E deixei 15 projetos em execução.Um abraço do seu amigo Emerson Pereira.

Anônimo disse...

Caro José Souto,

para algum interessado no projeto favor se dirigir ao site oficial da PMM na postagem do dia 03/12/2009.

Emerson Pereira.