segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ECONOMIZANDO ENERGIA ELÉTRICA IV

O chuveiro é mesmo o vilão da conta de luz?

A característica dos chuveiros elétricos é consumir muita eletricidade em um período curto de tempo. Os dois fatores mais importantes são a potência do equipamento e o tempo de banho. “Atualmente temos chuveiros de até 12.000 watts, que, durante o banho, equivalem a 200 lâmpadas acesas ao mesmo tempo”, relata Jannuzzi. No sul do Brasil, onde faz mais frio e usa-se os chuveiros no modo inverno, a média de consumo desse equipamento costuma responder por cerca de 1/3 do consumo de eletricidade de uma residência.

Para economizar é preciso tomar banhos mais curtos ou ter outro sistema para aquecer a água, como a energia solar. Dependendo do custo do gás na região, a energia solar pode ser uma opção eficiente.

O microondas também é um dos grandes consumidores de energia elétrica em casa?

O microondas é outro exemplo de aparelho com grande potência, mas com curto período de utilização – demora-se menos esquentando um copo de leite ou um prato de comida do que tomando banho. Por isso, não costuma pesar muito na conta de luz. “A menos que se tenha o mau hábito de usá-lo para cozinhar, em vez de só para aquecer, seu consumo não é tão alto. Conheci uma pessoa que o usava só pela preguiça de lavar panelas. Nesse caso, é melhor lavá-las, com certeza!”, esclarece Garcia.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

O chuveiro é o grande vilão, principalmente para as camadas de baixa renda.

Depende muito do clima. Através de uma resistência elétrica transforma eletricidade em calar aquecendo diretamente a água que por ela passa, Esta capacidade é matematicamente calculada, mas o resultado depende da temperatura e da quantidade da água que passa. Abaxo de um certa quantidade de água a eletricidade é cortada. Só resta regular a capacidade da resistência.

Na prátca, na maioria dos chuveiros, nunca se tem um banho satisfatório. Em geral são mais usados os mais baratos e engandores.

Muito melhor são os aquecedores elétricos, contudo muito mais custosos do que os chuveiros, inclusive em termos de instalações e há que se esperar o aquecimento, não sendo mantidos permanentemente aquecidos, o que exagera o consumo de energia elétrica. Se o banhista exagerar antes de acabar o banho terá agua fria.

Efetivamente através da energia solar pode se dispor de água aquecidada a qualquer momemnto ao banho e quanquer outra necessidade.

Mas num ambiente de ar muito frio, não há o que resolval, exceto sem o aquecimento do ar. Ai é que a vaca vai para o brejo.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.