quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AMPLA FAZ NOVA VISITA E AINDA NÃO RESOLVE O PROBLEMA


Acabei de receber a visita do técnico da AMPLA, com o nome A.R..A conversa foi exatamente a mesma, explicações sobre o problema e coisa e tal. O técnico informou que a quantidade de energia contratada pelo imóvel está abaixo do que pede a instalação elétrica do mesmo. Ou seja, que deveria ser contratado bi-fásico. A pergunta que fiz: "Como a AMPLA aceitou fazer a ligação se a capacidade exigida é maior?" Ele respondeu: "Fizemos o que o cliente pediu." Ou seja, a AMPLA, mesmo sabendo que está errada a ligação, atende o cliente. No mínimo uma irresponsabilidade, porque se queimar algum aparelho a AMPLA terá que repará-lo. Isso por culpa dela mesma. Ou o cliente tem que contratar um engenheiro elétrico toda vez que requisitar a ligação de energia em sua casa?

O técnico explicou, porém, que as quedas de energia são do sistema. O que já era de meu conhecimento, até porque, a oscilação atinge não só ao meu imóvel, mas o de outros vizinhos e moradores da cidade. O problema é que a maior parte dos clientes não reclama ou nem percebe a oscilação. Eu percebo porque trabalho com computador em casa e noto as oscilações e quedas de energia.

Ele disse que fará as modificações necessárias para adequar o fornecimento de energia ao meu imóvel, mas que as quedas rápidas não vão parar. O que eu também já sabia. O prazo para reparo dado por ele é a próxima terça-feira (16/08).

Ou seja, no entendimento nosso, pessoal, NADA SERÁ RESOLVIDO SEM INVESTIMENTOS MACIÇOS NA REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE. E isso, bom, isso é outra história...

2 comentários:

kvari disse...

E investimento seu também.
Pode preparar o bolso.
Deve ter que trocar o "padrão" caixa de luz e toda a instalação interna deverá ser revisada.
Provavelmente passarão a sua rede para bifásico.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Da mesma forma que para ter uma licença de obra tem que se apresentar um projeto com o responsável técnico do mesmo e da execução, uma instação elétrica também requer um projeto de profissional técnico responsável. Idêntico cabe à instação hidraúlica, de esgoto, de bombeiros, de comunicação etc. Nem Prefeitura e nem concecionárias têm qualquer responsabilidade técnica com tais projetos, são exclusiva responsabilidade de quem os elaboram e do propritário do imóvel. Ao instalador cabe elaborar o pedido de ligação, com os dados exigidos para isto e ao proprietário firmar o pedido. Não é problema da concessionária nem o projeto e muito menos sua execução. Seu problema é do medidor para fora. Para dentro é exclusivo do proprietário.

Pode alguém demandar algo na justiça, que não seja de pequenas causas, sem o encaminhamento de um advogado?

Contudo, no Brasil, a coisa não é bem assim. Conforme o tipo de construção, sua localização e outras circunstâncias, as ligações são feitas, pois muito pior são os gatos.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.