segunda-feira, 25 de julho de 2011

JÁ FEZ SUA INSCRIÇÃO NO IFF MIRACEMA?

Estão abertas, na internet e na Casa da Educação, as inscrições para o curso de Técnico em Segurança do Trabalho (modalidade à distância), do polo do Instituto Federal Fluminense em Miracema. As provas serão em 28 de agosto. As aulas estão previstas para começar em setembro. São cem vagas para alunos e quatro para tutores, conforme o edital. Os interessados precisam ter concluído o Ensino Médio. Têm direito a quatro pontos extras no resultado final da prova todos que estudaram em escola pública e apresentarem a fotocópia de seu histórico escolar, bem como todos os trabalhadores que comprovarem vínculo empregatício.

Os interessados em cursar Técnico em Segurança do Trabalho no IFF têm que se inscrever até 11 de agosto. Quem tiver dificuldade para fazer a sua inscrição pela internet pode se inscrever na Casa da Educação, que funciona no Solar da Dona Brasileira, na Praça Ary Parreiras, ao lado do Jardim de Infância Clarinda Damasceno, nos seguintes horários: das 8h às 12h, até o dia 31 de julho; e das 8h às 21h, de 1º a 11 de agosto. A taxa para os candidatos ao curso é de R$ 12,00. Estão isentos deste pagamento os beneficiários do Bolsa-Família que comprovarem esta sua situação apresentando a fotocópia do cartão do programa.

Já os candidatos a tutor têm até o próximo dia 29 de julho para se inscrever. Os interessados precisam: ter o diploma de Professor (conclusão do ensino médio) e experiência mínima de um ano no magistério, além de saber usar as plataformas de informática Windows ou Linux.

CLIQUE AQUI para ver o edital completo

A inclusão de Miracema no IFF aconteceu imediatamente após a reunião mantida com os representantes do Instituto pelo prefeito Ivany Samel, acompanhado do vereador Paulo César da Cruz de Azevedo e dos secretários municipais Luciana Rodrigues de Moura Souza (Educação, Cultura, Esporte e Lazer) e Ivanildo Calor Samel (Planejamento).

Na ocasião, Ivany, Paulo Azevedo, Luciana e Ivanildo foram unânimes em afirmar que trata-se de mais uma importante conquista para Miracema, pois consideram que a educação profissionalizante é fundamental para alavancar a geração de emprego e renda no município.

O IF Fluminense oferece 550 vagas, divididas em vários polos de ensino, entre eles o de Miracema, para Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade à distância. O curso faz parte de um programa do Ministério da Educação e Cultura chamado e-Tec, cujo objetivo é democratizar o acesso ao ensino técnico público.

Com duração de dois anos, o curso da modalidade à distância é feito on-line. em um ambiente virtual de aprendizagem (MOODLE) e tem encontros presenciais obrigatórios para avaliações, aulas teóricas e experimentais.

Onde atua o profissional

O Técnico de Segurança do Trabalho atua em ações de prevenção nos processos produtivos, com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Entre outras ações:

- desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho;

- orienta os trabalhadores sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de equipamentos de Proteção Coletiva (EPC);

- coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho;

- executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); e

- investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.


Nenhum comentário: