quarta-feira, 6 de julho de 2011

ENTREVISTA COM DIRETOR DE OPERAÇÕES DA FACULDADE REDENTOR


O blog publica hoje uma entrevista exclusiva com o Diretor de Operações da Faculdade Redentor, de Itaperuna. Luis Adriano Pereira da Silva (foto) é administrador de empresas, membro da mantenedora da Faculdade Redentor, Sociedade Universitária Redentor e Diretor de Operações e Finanças do Grupo Redentor.

1) No meio de uma das maiores tragédias da educação na área do Direito, com grande reprovação de candidatos a advogado, no Exame de Ordem da OAB, a Faculdade Redentor está lançando um novo curso de Direito. Existe algum tipo de preocupação, da Redentor, com esta reprovação de 88% dos candidatos a entrar na OAB?

LA: Essa pergunta é oportuna, quando nessa sexta feira, dia 05 de julho, a OAB divulga uma lista, onde 90 instituições de ensino superior nao conseguiram que nenhum de seus alunos inscritos obtivessem aprovação. Isso é muito relevante. Mas veja. Acredito qua há dois aspectos importantes envolvidos nessa "tragédia" : 01) Os alunos ingressantes nas Faculdades e Universidades tem uma história educacional muito ruim. Na verdade o ensino fudamental e médio no Brasil, deixa muito a desejar, e isso não é nenhuma novidade.Temos essa experiência na nossa IES, e procuramos reverter como podemos. Oferecemos todo tipo de atividades extras para colocá-lo no nível de entrada em uma Universidade. 2) o outro aspecto a se comentar diz respeito diretamente às IES. A Escola Superior tem a obrigação de reprovar o aluno, se ele não tem condições de avançar no periodo, e isso muitas Faculdades não o fazem. O curso de Direito da FacRedentor fará. Tenha certeza disso. Ele prepara o aluno para três caminhos completamente distintos: Concurso público, mestrado e doutorado e advocacia (pública e privada). Com esse propósito é que a Faculdade Redentor apresenta em seu curso um projeto pedagógico moderno, que coloca o Direito constitucional como centro do ordenamento jurídico, com destaque para os princípios constitucionais e direitos fundamentais. Nosso corpo docente é composto por Juízes, membros do MP, Defensores, Mestres e Doutores. Além disso, na visita do Mec à Faculdade, não me esqueço das palavras do avaliador: Há muito tempo não vejo uma biblioteca tão completa. Com isso tudo, esperamos e temos confiança que podemos reverter esse quadro lamentável que se apresenta.


2) Quais os cursos oferecidos pela Redentor em Itaperuna? E os cursos de ensino a distância?


LA:Nosos cursos de graduação são: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Nutrição, Serviço Social, Direito, Enfermagem, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Fisioterapia, Biologia(bacharelado) e Fonoaudiologia.


Pós graduação temos uma imensa carteira, melhor seria consultar nosso site. Mas posso Destacar Medicina Intensiva, Medicina do Trabalho, MBA em Gestão Estratégica, Engenharia e Segurança do Trabalho, Enfermagem em UTI, Docência superior...

Em Pós graduação estamos presentes em todos os Estados Brasileiros com parcerias e com nosso curso de MEDICINA INTENSIVA, que capacita intensivistas para trabalharem em UTIS.

Estamos em processo de credenciamento para EAD (educação a distância). Acreditamos que ja em 2011 possamos lançar cursos a distância, de graduação e pós graduação.



3) Muitos alunos da Redentor, em Itaperuna, são egressos de cidades da região Noroeste Fluminense. E uma parte desses alunos são trabalhadores, que exercem atividades durante o dia e cursam a faculdade à noite. A Redentor dá um tratamente especial a eles?


LA: A Faculdade redentor recentemente, atendendo esses alunos que chegam de toda a região, e são muitos, propôs ao MEC a mudança de turno, e com muita dificuldade conseguimos que todos os nossos cursos fossem transferidos para o turno noturno. Estamos nesse momento desenvolvendo um projeto que envolve as prefeituras regionais, que ataca diretamente a questão do transporte intermunicipal. Esperamos ter boas notícias nos próximos meses. Esses alunos que trabalham e que vem de outras cidades estudar na nossa IES são batalhadores e estão no caminho certo...Serão recompensados pelo mercado quando mostrarem que estudaram em uma Instituição de ponta. Parabéns a eles.

4) O Noroeste Fluminense, onde a Redentor tem uma unidade, é uma das regiões mais pobres do país. Que tipo de ação a Redentor desenvolve para ajudar na reversão desse quadro? A Redentor tem algum tipo de parceria com as prefeituras do Noroeste Fluminense?


LA: A região Noroeste fluminense carece principalmente de unidade política. Não a considero uma região pobre, prefiro dizer que é uma região de muitas oportuinidades. E mais, acredito que será o próximo pólo de desenvolvimento dentro do Estado. Estaremos a menos de 01:30 horas do terceiro maior porto do mundo o Açu, e nossa região tem grande território. Está entre 03 grandes áreas de desenvolvimento : SP, RJ, ES. Ninguém nunca pensa nisso. Não vou nem contar todos os outros grandes investimentos próximos a ao Noroeste Fluminense como Porto em Presidente Keneddy, Porto em Quissamã, Industria do Petróleo em Macaé, minerodutos, indústria láctea, etc

Isso tudo é uma grande oportunidade e única para nossa região. Não podemos ficar parados. Temos que atrair essa Empresas para nossos municípios.
Estive em Macaé na terça feira em Uma Empresa que cuida da manutençao de Plataformas, a National Oilwell Varco. Ficamos impressionados com a tecnologia de treinamento deles. E essa Empresa precisa de Engenheiros e técnicos pois há um grande défcit desse profissionais. Entao está sendo encaminhada uma parceria para nossos alunos de Engenharia possuirem esse conhecimento da NOV. É isso que traz desenvolvimento para a região: CONHECIMENTO E EMPREEDEDORISMO. E é assim que a IES contribui para o desenvolvimento do Noroeste Fluminense, formando profissionais de ponta e com visão empreendedora e serão eles que mudarão a nossa realidade.

Quanto as parcerias com as prefeituras, como te disse, estamos avançando em um projeto que disponibilize mais e melhores meios de transportes para nossos alunos. E estamos abertos, como sempre estivemos, para ouvir, cooperar e ajudar sempre que solicitados. Nosso escritório escola já está preparado para tocar projetos assim. Temos um corpo docente altamente qualificado e preparado para cooperar com todos os municípios da região. Vamos avançar nisso.

30 comentários:

Anônimo disse...

Eu fiz o vestibular da Redentor e espero cursar direito lá,integralmente, estou acreditando na proposta deles.Vou optar por concursos públicos, este é meu alvo.

José Angelo Dias

(Itaperuna)

Antonio Carlos Damião disse...

ACHO QUE A REDENTOR VAI DOMINAR A REGIÃO, A OUTRA TÁ MUUITO FRACA!!! KKKK

Cacati

ADRIANO disse...

Parabéns, bela e esclarecedora entrevista. Perguntou o que as pessoas querem realmente ouvir. Criar novas faculdades de direito pra que? Ta aí, muito bem respondido.

Neiva Kirry Leal disse...

òtima entrevista. A Redentor se destaca pela qualidade.

Anônimo disse...

Entrevista é isto, perguntas consistentes e respostas inteligentes. Parabéns ao blog pela iniciativa. E à Redentor por reconhecer no blog um aliado importante.

Janeth

Raeli disse...

Parabéns pela clareza e objetividade em resumir nossa missão e proposta educacional em poucas linhas. É importante que a sociedade conheça, de forma transparente, nosso trabalho.

Anônimo disse...

Já estudei com o Luis no Cenecista ,é filho de um gerente do Banco do Brasil que passou por MIRA.

Anônimo disse...

Então ele é de Miracema? Não lembro mesmo.

Helena

Fellipe Elias disse...

Parabéns pelo blog e pela escolha para entrevista. A educação é a única solução para o avanço de um país e a Redentor contribui fortemente para este crescimento com a qualidade e inovação. Todo o país ganha, não só a região, os profissionais que se formam na graduação fomentam a indústria e comércio no noroeste fluminense e são levados para todos os estados, a Pós já tem abrangência nacional. Portanto a Redentor se firma como uma IES nacional. Parabéns!

Jonas Dimitri Santiago disse...

queria saber como é o sistema para transferencia para a REDENTOR. já procurei no site deles e não encontrei algo muito claro. eu moro em piracicaba e meu pai está aí, trabalhando em itaperuna, pretendo me mudar no início de 2012, vamos sair todos daqui do interior de SP, como faço? tem algum telefone? algum email?

Fabricio Lessa disse...

Boa tarde, Jonas.
Pode entrar em contato conosco no tel. (22)3811-0111 "nossa central de atendimento" que passaremos todas as informações relacionadas a sua transferência.

"Fac. Redentor, sinônimo de qualidade e competência. Excelente infra-estrutura, salas climatizadas e o melhor corpo docente de toda a Região."

Fabricio Lessa disse...

Boa tarde, Jonas.
Pode entrar em contato conosco no tel. (22)3811-0111 "central de atendimento" que passaremos todas as informações relacionadas a sua transferência.

"Fac. Redentor, sinônimo de qualidade e competência. Excelente infra-estrutura, salas climatizadas e o melhor corpo docente de toda a Região."

Fabricio Lessa

Leandro Azeredo disse...

Excelente entrevista, por demontrar o potencial existente, visão de crescimento econômico e oportunidades de desenvolvimento do noroeste fluminense.

Vanessa Moreno disse...

Parabéns ao Grupo Redentor pela belíssima trajetória em nossa cidade e a brilhante e esclarecedora entrevista do Diretor Luis Adriano. Também acredito que com a formação da Faculdade Redentor os jovens poderão sim, mudar a realidade do Noroeste Fluminense. Digo como uma ORGULHOSA estudante de Engenharia de Produção da Faculdade Redentor e uma das futuras empreendedoras que contribuirão para o avanço da nossa Região!

Livia Dutra disse...

Parabéns ao Blog pela seriedade com que faz suas entrevistas, pela escolha dos entrevistados e por tratar de questões de extrema importância para a sociedade. E parabéns ao Diretor da Redentor que conseguiu mostrar que o Curso de Direito continua sendo uma excelente opção quando se estuda em uma faculdade séria e comprometida com o futuro profissional dos seus alunos.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Qual seria a demanda de advogados para justificar curso de Direto em Itaperuna e em Miracema?

Querer passar a responsabilidade pela má formação em Direito ao nosso precário ensino fundametal é demais.

Não entedemos que curso de Engenharia possa ser dado a noite, mormente a quem tem de trabalhar nrmalmente durante o dia e, ainda mais se não residir em Itaperuna. É dose para leão.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

DURA FERRER disse...

Considero a reportagem excelente, pois ela foca vários pontos importantes da Região Noroeste do Estado do Rio,como localização , pois fica entre dois portos importantes;Educação, várias faculdades ,FacRedentor se destaca devido a sua avaliação pelo MEC, e a colocação dos seus egressos em várias empresas de grande porte n a região Norte do estado.fazendo com que a região noroeste se torne uma fornecedora de mão de obra.

claudia boechat disse...

Excelente a entrevista com o prof. Luis Adriano, que esta de parabens pelo ótimo trabalho desenvolvido a frente da Faculdade Redentor.

Vitor Hugo V R Jr disse...

Boa... Redentor com 13 cursos... em breve certamente teremos mais...

Anônimo disse...

Helena ele não é de MIRA, mas estudou no Cenecista dois ou treis anos,a irmã dele casou com um miracemence

Valdemir Custódio disse...

Parabéns ao grupo Redentor. Com uma entrevista magnífica pôde mostrar, o que tem feito e o que pode-se esperar de uma instituição de ensino que vem obtendo notas excelentes no MEC.

Anônimo disse...

Conheço o Luis, Ele dirige a faculdade com competência e seriedade. Parabens pela entrevista

Anônimo disse...

A REDEMTOR É A REDENÇÃO DO NOROESTE!!

PODERIA ERA POR UM CURSO EM MIRACEMA!!!

E AÍ ADRIANO???

PÕE UM CURSO EM MIRACEMA CARA!

MAURÍLIO

coutinhoitalo disse...

Ótima entrevista, abordou os pontos certos. Redentor se destaca a cada dia que passa.

Fernanda Rangel disse...

Prof. Luis Adriano, já conheço e sei das potencialidades da Redentor! O ato de empreender está muito vivo do dia-a-dia da IES que sempre nos motiva a fazer o melhor para a Região e para todos que dela usufruem. Ótima entrevista, muito esclarecedora e objetiva, mostra mais uma vez a força da Redentor!

Anônimo disse...

Mais uma vez, ao responder brilhantemente perguntas que traduzem exatamente aquilo a maioria da população gostaria de saber - questões sobre o desenvolvimento regional e a participação das Instituições de Educação superior (IES)neste contexto - O Prof. Luis Adriano, Diretor da séria e conceituada Faculdade Redentor, demonstrou a visão empreendedora e a preocupação com a importância do oferecimento de um ensino de qualidade, capaz de preparar os jovens e adultos de nossa região para que possam contribuir de forma significativa para o crescimento regional, trazendo benefícios para toda a comunidade.
Parabéns à Faculdade Redentor por seu empenho e pela proposta de um crescimento sustentado com base na ética profissional e em uma educação de qualidade.

Leandro Muniz

Sauro Martins disse...

Parabéns ao Blog pelo excelente conteudo, também a entrevista fui muito bem conduzida e esclarecedora, a Faculdade Redentor está cada dia trazendo para a Região o desenvolvimento a tempos esperados e com a velocidade que esperamos. Enaltecendo o trabalho de toda equipe de funcionário da Redentor, que sempre está disposta a prestar um trabalho de excelencia.

Sauro Martins

Roberto Freitas disse...

Excelente entrevista! Sem dúvida que é a educação o ingrediente fundamental para o avanço do país.
A Rendetor vem mostrando isso, provendo desenvolvimento social, tecnológico e científico, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência na educação.
Parabéns ao Grupo Redentor!

Laila Peixoto disse...

Esclarecedora a entrevista com o Sr.Luís Adriano.A Faculdade Redentor mostra, mais uma vez, porque se destaca entre as demais.
Parabéns!

Anônimo disse...

Excelente entrevista que expõe com clareza uma certa miopia a respeito das autoridades locais com o potencial de crescimento do Noroeste Fluminense. A FacRedentor e entidades de fomento e prefeituras podem fazer muito para melhorar a região. O curso de Direito, me parece, e a gente torce, para que seja o melhor da região, e acho que será, conhecendo seu coordenador acadêmico, Dr. Cláudio Chequer, não tenho duvidas do sucesso. O Diretor Luis, conheço mais pela fama que tem de bom gestor e grande empreendedor. Toca o Grupo Redentor com sabedoria...