sábado, 2 de julho de 2011

BRASILEIROS DEVEM A ITAMAR A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA


O Brasil deve a Itamar Franco a consolidação da democracia que vige hoje. Não que ele tenha sido o baluarte da abertura, mas foi, sobretudo, o fiador do país quando Fernando Collor foi cassado da presidência sob a acusação de envolvimento em corrupção. Itamar assumiu a presidência e consolidou o primeiro mandato de um presidente eleito pelo povo, de forma direta. Itamar nunca assumiu para si, a paternidade do plano de estabilização que deu certo, após anos e anos de fracassadas tentativas. Nunca teve essa vaidade, que foi atribuída ao ex-presidente FHC. Talvez um erro. Sem Itamar não haveria nem FHC.

O ex-presidente levou ao poder um jeito todo mineiro de governar. Sua mineirice foi, muitas das vezes, confundida com cafonice, com falta de tato, com falta de maturidade política. Serviu ao deboche de boa parte da imprensa golpista por causa de um topete muito bem cuidado. Pela solteirice convicta. Pela chegada ao poder com a chamada turma do pão de queijo.

Na turma do pão de queijo figurava um miracemense, o médico Saulo Moreira (foto), ex-prefeito de Juiz de Fora, que chegou a ocupar o Ministério da Saúde. À época Saulo foi muito criticado em Miracema por ter feito por pouco por Miracema.

Vá com Deus Itamar, o Brasil lhe agradece e tem orgulho do seu passado!

Um comentário:

Anônimo disse...

muita maldade com dr saulo moreira, ele deu uma ambulancia usada pra miracema sim, não pode dizer que não deu nada gente!!