quarta-feira, 1 de junho de 2011

O FECHAMENTO DO SINE


Ontem o prefeito recebeu comunicado de que o SINE, órgão da Secretaria Estadual de Trabalho que apoia a geração de emprego e renda, instalado em março de 2011 em Miracema, seria fechado. Imediatamente o prefeito entrou em contato com a Secretaria Estadual e com o Gabinete do Governador (que está viajando). As respostas não foram positivas, pois o fechamento em Miracema é parte de um projeto do próprio secretário, Sérgio Zveiter, que é deputado federal do PDT e assumiu a secretaria há poucos meses. A sugestão dada ao prefeito é que os casos de Miracema fossem resolvidos através de uma unidade móvel. Já o Governador Sérgio Cabral, até agora, não respondeu ao prefeito.

Sinceramente acho que há muitos anos um governo estadual não faz tanto por Miracema. Foram obras e mais obras. Tudo que o prefeito solicitou ao governador foi atendido. Mas a medida é passível de crítica. Mesmo sabendo que o governador é parceiro de Ivany, mesmo sabendo que a o fechamento ocorreu em várias outras cidades, o prefeito está correto em reagir. E hoje o prefeito Ivany Samel está no Rio de Janeiro exatamente para tratar desse assunto diretamente com a Secretaria de Trabalho.

A alegação de fechamento é que não há demanda em Miracema, exatamente a mesma alegação para fechamento do SENAC. Um absurdo. Porque não há demanda? Porque o Noroeste Fluminense está totalmente esvaziado. Não há investimentos aqui. Vivemos na área mais pobre do interior fluminense. E se rompermos com o governador, aí que a coisa vai desgringolar mesmo. Será o fim.

Tenho poucas esperanças que se encontre uma solução amigável para o caso, com o fechamento do SINE, mas creio na força da compensação. Perdemos o SINE, que tal ganharmos uma grande empresa.

O secretário de Trabalho do Estado é um homem sensível. Capaz de compreender que algo precisa ser feito pelo Noroeste. Nossos recordes negativos vão se repetindo todos os dias. E o inchamento do Rio de Janeiro e de Niterói é fruto desse verdadeiro êxodo do Noroeste para o Grande Rio.

Acordem! Antes que seja tarde!

Um comentário:

Ver. Gideão disse...

concordo com tudo e acrecento dizendo que foi um absurdo também o fechamento da cordenadoria III noroeste pois a nossa nota junto ao IDEB ´ra uma das maiores do Brasil no entanto deu no que deus aproveito para agradecer ao prefeito pela luta agradeço a cada um dos Vereadores pois fizeram quórum num manifesto ao governo do Estado