domingo, 5 de junho de 2011

EMAIL DO PRESIDENTE DO DRM FALA DO FORTE DO LEME NO RIO DE JANEIRO


Prezados amigos

Ontem à tarde, sob um dia instável na cidade do Rio de Janeiro, aconteceu a inauguração simbólica de mais um painel do Projeto Caminhos Geológicos, chamado "Forte Duque de Caxias – Patrimônio Arquitetônico e Natural”, no bairro do Leme, na cidade do Rio de Janeiro. A placa, 95ª instalada em marcos geológicos do estado, conta a história da construção do Forte Duque de Caxias (Forte do Leme), sobre rochas que datam da formação do continente, entre 500 e 600 milhões de anos. O painel, instalado no alto do morro do Leme, junto à Bandeira Nacional, num local com vista privilegiada de Copacabana, ilhas oceânicas, Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Corcovado, face oculta do Pão de Açúcar, entrada da barra da Baía de Guanabara e Niterói, tem fotografias dos tipos de rochas e a explicação detalhada de cada uma delas.

O Projeto Caminhos Geológicos, uma iniciativa do DRM-RJ / Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, foi implantado inicialmente em Búzios, na Região dos Lagos, em agosto de 2001 e hoje conta com 95 painéis, espalhados por 32 municípios pelo estado. A autoria deste painel é das geólogas Kátia Mansur (DRM/UFRJ), coordenadora do Projeto Caminhos Geológicos, Marion Freitas e Sabrina Barroso, ambas alunas de geologia da UFRJ.

Vale a pena visitar o Forte Duque de Caxias (Forte do Leme). O endereço é Praça Almirante Júlio de Noronha, no bairro do Leme, Rio de Janeiro e a visitação do Forte é de terça a domingo, das 9h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, há transporte para o alto do Morro do Leme, com saídas às 10h, 11h30, 13h30 e 15h30, percorrendo área de preservação ambiental, no meio da Mata Atlântica. O telefone é 21-2275-7696 e contatos podem ser feitos com Marcia Melos ( marciencias2002@yahoo.com.br).

Mais um recanto imperdível da Cidade do RIo de Janeiro, que merece ser visitado. Agradecemos ao Cel. Joel Francisco, a Marcia Melos e a toda a equipe do Forte Duque de Caxias pela parceria.

Flávio Erthal
Presidente do DRM/RJ

Nenhum comentário: