quinta-feira, 5 de maio de 2011

PORQUE MIRACEMA PAROU ENTRE OS ANOS 2000 E 2008?


Muita gente não recorda os motivos que levaram Miracema a enfrentar uma grande estagnação econômica entre os anos 2000 e 2008, conforme noticiou o jornal O Globo, ao divulgar resultados do CENSO de 2010. Ao contrário do afirmado no blog do PV, a cidade parou exatamente na gestão dos verdes, quando passaram pela prefeitura os ex-prefeito Gutemberg Medeiros Damasceno e Carlos Roberto de Freitas Medeiros. Os primos que levaram a cidade ao ponto que chegou. Isso mesmo, eles são primos. E foi Gutemberg quem lançou e apoiou a candidatura de Carlos Roberto. Nepotismo? É pode ser!

1) Quando assumiu a prefeitura, o ex-prefeito Gutemberg cuidou de despachar a representação da UFF que havia em Miracema e, aos trancos e barrancos NÃO AMPLIOU o convênio existente com a prefeitura, mantendo apenas o curso de CONTABILIDADE. Na época havia a sinalização da UFF para trazer à cidade o curso superior de gradução em medicina veterinária. O então ex-prefeito Ivany Samel chegou a demonstrar interesse em doar um grande terreno de sua propriedade para a prefeitura ceder à UFF, onde seria construído o campus dos cursos de veterinária. A UFF foi trazida para Miracema graças aos esforços do ex-prefeito Jairo Tostes e de Ivany Samel.

2) O ex-prefeito Gutemberg, com grande estardalhaço, trouxe para a cidade uma unidade da empresa COMPANY, que, na época, chegou a produzir bolsas aqui em Miracema. O jornal O TEMPO, chegou a noticiar que a COMPANY geraria cerca de 600 empregos na cidade, conforme promessa de Gutemberg. As instalações da COMPANY foram bancadas com recursos do Caixa de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Miracema (CAPS). Isso mesmo. Mesmo assim, a COMPANY não conseguiu se firmar, mesmo com a injeção de recursos público, na cidade.

3) Também quando assumiu o governo, Gutemberg recebeu, das mãos de Ivany Samel, dois Pólos Industriais em pleno funcionamento. Um no centro da cidade, onde foram construídos, na gestão do próprio Ivany, o Hotel Varandas, Alufer, Santa Verônica, Life e outras empresas e outro pólo industrial na saída para Campelo, onde estão instaladas várias empresas, inclusive a CEDAE, Midilux e a Barachini, indústria de cosméticos. Nos 12 anos do PV, nenhuma nova empresa foi instalada nos pólos industriais. Ao contrário, muitas que estavam funcionando, como o Café 2000, fecharam as portas.

4) Durante a gestão verde, nenhum curso universitário se instalou na cidade. Ao contrário de estimular a vinda de faculdades para a cidade, os gestores incentivaram a ida dos miracemenses para Itaperuna. E foi exatamente nesse período que várias faculdades se instalaram no interior, como a UNIG e Redentor em Itaperuna. E a FASAP em Pádua. Miracema que havia saído na frente com a vinda da UFF, parou no tempo. Nem a UNIVERSO, que chegou a montar um pólo em Miracema, foi mantida.

5) Afastados dos governadores que passaram pelo Palácio Guanabara, quase nenhum investimento foi feito na cidade. Obras? Pouquíssimas. Estradas? Nenhuma. Miracema, durante os anos 2000 e 2008 ficou abandonada no Noroeste Fluminense, sequer uma única visita de um governador de Estado aconteceu na cidade (prova do desprestígio político dos ex-prefeitos do PV). Deputados? Só Almir Moura e André Corrêa, que é, na verdade, representante de sua cidade natal, Valença/RJ. Somente no final da gestão do ex-prefeito Carlos Roberto é que se viu na cidade as obras de reformas da Praça Dona Ermelinda e do Sobrado Dona Brasileira. Os 8 anos de mandato de Gutemberg as únicas obras foram o PU e o Colégio Solange Moreira (feitos com recursos municipais).

Essas são as linhas básicas que traçam a estagnação econômica da cidade, Faltou parcerias, faltou apoio político à cidade e, principalmente, gestão pública voltada para o desenvolvimento.

16 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceu de comentar que em Pádua já está implantado o Polo Universitário da UFF ( se não me engano com 3 cursos), com a contrução de um prédio novo: ou seja, já era. Poderia ter sido em Miracema!

Célio disse...

Concordo que Miracema está estagnada economicamente e o PV tem muita culpa nisso. O revoltante é só o fato de não ter conseguido nada no âmbito municipal por ser um partido inexpressivo. Isso é que enoja na política. O Almir Moura que teve aquele problema ajudou muito Miracema mais muitos não reconhecem.

Anônimo disse...

Realmente corresponde à realidade, só não sabia que a Company tinha sido financiada com dinheiro dos servidores da prefeitura de Miracema. Essa é grave!!Tirar dinheiro da aposentadoria dos funcionários da prefeitura para bancar uma empresa particular???Não pode!!!

Anônimo disse...

os motivos são esses mesmos

josiane

Postador disse...

Caros Visitantes,

O blog está pronto para debater o assunto. Quem entrar aqui para ofender o blogueiro, não estará ajudando em nada. Até porque, a discussão não é o blogueiro, mas um assunto de extrema relevância para você, miracemense.

Aliás, é sempre assim, quando faltam argumentos, partem para a ofensa pessoal. Eu já esperava, por isso, não me importo.

abçs

José Souto Tostes

Flavio disse...

Vc pode falar assim do lider do Sergio Cabral na Alerj?

Brandão disse...

Me desculpe Célio mas a ajuda do Almir Moura daquela forma não é legal.
Quer que eu reconheça uma ajuda dessas????

Anônimo disse...

CÉLIO VOCÊ SÓ PODE ESTAR DE BRINCADEIRA NÉ?
DEFENDENDO UMA COISA DESSA

Anônimo disse...

Um insulto a nossa inteligência, essa interpretação insólita do ex prefeito.
O gráfico na postagem anterior diz tudo!!!
Uma sacanagem com quem não tem acesso ao conteúdo do jornal O Globo,
que é um jornal de elite, e fica lendo e ouvindo essa interpretação mentirosa,
se há algum culpado, esse alguém é ele mesmo, que nunca quis o desenvovimento
de Miracema. Sempre disse que queria Miracema do jeito que ela era, sem muito progresso. Agora, vem falar em falta de desnvolvimento. Qual é, né?
Brinquinho de ouro

Célio disse...

Brandão tô falando da ajuda ao hospital e não da ambulância. O povo é muito ingrato mesmo e não reconhece as boas coisas.

Chega disse...

Não adianta discutir sobre o Almir Moura. Ele não é mais político. Foi bom sim para Miracema. Chega de discutir coisas inuteis vamos lutar por Miracema.

Pulo Cezar disse...

Será que o PV não pegou a cidade em um estado precário? Será que a cidade não estava em uma situação ruim? Será mesmo que é o PV o responsavél? Vamos debater sim! Se o dono do blog liberar meu comentário vou continuar o debtae.

Anônimo disse...

ESSE CELSO DEVIA NA ÉPOCA TER SIDO CABO ELEITORAL DO ALMIR MOURA DAS AMBULÂNCIAS

Anônimo disse...

AMBULÂNCIAS...LEIA AQUI NESSE LINK http://migre.me/4sbqz

NÃO É VÍRUS NÃO!!

É REAL, JÁ VERIFIQUEI!!

Anônimo disse...

Olhem deixem disso, esse pessoal do PV já era mesmo, com tanta obra na cidade, com tanto emprego sendo gerado em torno delas, pra que ficar pensando em defender quem nunca fez nada por Miracema e fica dezindo que fez, fora PV, sua vez passou!!!!!!!!

Anônimo disse...

o dados estão aí, só não enxerga quem não quer!!
Miracema esta longe de ser um municipio desenvolvido, mas que vem melhorando a partir de 2009, isso ninguem pode negar!!!