quinta-feira, 26 de maio de 2011

LUTA CONTRA PRECONCEITO RACIAL EVOLUIU POUCO II


Hoje encontrei-me com o professor e advogado Fernando Nascimento de Oliveira e contei a ele o que havia escrito aqui, sobre a luta contra o racismo desenvolvida pelos movimentos sociais. Contei da conversa com o Secretário de Educação de Itaperuna, José Luiz Borracha e sobre a histórica reunião em Miracema, que contou com a participação da então candidata a deputada Benedita da Silva. Lembramos que depois da reunião (que tem bastante tempo), a Bené já foi deputada, senadora, Governadora e Ministra. Agora é deputada federal novamente.

Mas o interessante da conversa, que foi bem rápida, é que Fernando Nascimento concorda com este blogueiro ao afirmar que a luta contra o preconceito racial não evoluiu e que hoje, parece que as coisas estão até piores que naquela época. Fernando falou que o sistema de cotas nas universidades brasileiras não é ruim. Mas que é igual à abolição da escravatura. Deu-se a liberdade, mas não as condições para que os afro-descendentes progredissem e pudessem, realmente, ter condições de igualdade com os demais cidadãos.

Quero voltar a manter conversas como a que tive com meu caro amigo Fernando Nascimento, pois com poucas palavras, foram muitos ensinamentos. Obrigado amigo!

2 comentários:

Fabrício disse...

A coisa piorou tanto que outro dia mesmo um advogado agrediu outro aqui em Miracema. O advogado teria dito ao outro, que é negro: o bom é que a Lei Aurea foi assinada a lápis. Foi instaurado até um processo criminal. Será que deu alguma coisa José Souto?

Fabrício

jlsilva disse...

Tenho outra visão sobre o racismo no Brasil, refiro-me aos negros brasileiros que, diferentemente dos negros americanos do norte - EUA, têm obtido concessões dos brancos, já nos EUA, os negros conquistaram na porrada seus direitos de cidadãos, por isso, custaram tanto a evoluir socialmente no Brsil.É bem verdade que aqui as coisas foram diferentes, a começar pelo português que gostava de comer as lindas mulheres negras e também as índias, em resumo os portugueses não faziam distinção de cor, desde que fosse mulher tava bom. Isso, facilitou muito a integração nacional. Já os ingleses torciam o nariz para as mulheres que não fossem brancas, porém, o preconceito sempre foi público e notório aqui, e só recentemente vem sendo abolido.
Lá nos EUA, os negros, ocuparam todos os cargos mais importantes daquela nação, seguintes: comandante geral das forças armadas, juízes da Suprema corte e recentemente o maior cargo de todos, o de Presidente da maior nação do planeta, já no Brasil..., agora e tão somente agora os negros estão avançando, e muito, principalmente porque estão mais capacitados, sempre conquistando mais espaços, merecidamente, porém, com muito atraso.
A exemplo das mulheres: - negros precisam aprender a votar em negros, aí sim, quando isso acontecer quero ver segurar esse povo e esse país.
Outra coisa, precisam diminuir sua paixão pelo Flamengo, sejam VASCO DA GAMA. Aliás, DR. Fernando Nacimento toca maravilhosamente o hino do VASCO, fiz-lhe um especial pedido, seu eu morrer antes dele, quero subir ao céu ouvindo o hino do Vasco tocado por ele no violão. / Abrs.