quarta-feira, 25 de maio de 2011

LUTA CONTRA PRECONCEITO RACIAL EVOLUIU POUCO


O Brasil perdeu ontem o ex-senador Abdias do Nascimento. Conheci o ex-senador numa palestra proferida quando ainda estava na Faculdade de Direito. Um verdadeiro mestre. Ontem também reencontrei o professor José Luiz Borracha, que é o atual Secretário Municipal de Educação da cidade de Itaperuna. Na conversa ele lembrou de amigos em Miracema, citando o professor José Viana e o professor e advogado Fernando Nascimento. Daí foi um pulo para lembrarmos de uma histórica reunião ocorrida em Miracema, não sei em que ano, mas tem bastante tempo, com a presença de então candidata a deputada federal, Benedita da Silva.

A reunião foi na casa do atual Secretário de Saúde de Miracema, Marcelino Padilha. Eu estava lá e o "Borracha" também. O papo, mesmo curto, foi o suficiente para lembrarmos de um passado de luta contra o preconceito racial.

Numa reflexão posterior pensei sobre o assunto e cheguei à conclusão que daquela histórica reunião, envolvendo o Movimento Negro (assim era chamado na época) até hoje, pouquíssima coisa evoluiu. Os negros passaram a ser chamado de afro-descendentes. Mas acho que é só isso. Não me recordo de nenhuma punição ocorrida no Brasil, mesmo que simbólica, por prática de racismo. Apesar do crime ainda ser cometido em todas as esquinas.

Nem sei se as chamadas quotas das universidades significaram algum tipo de avanço. Acho até que ocorreu certo retrocesso, mesmo sabendo que o país mais rico do mundo, os EUA, são governados por um afro-descendente.

E você, o que acha?

Nenhum comentário: