segunda-feira, 23 de maio de 2011

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PREFEITO DE SÃO JOSÉ DE UBÁ JOSÉ HYLEN

José Hylen e Sérgio Cabral em reunião no Rio de Janeiro, tendo aos fundos o então presidente da ALERJ, Jorge Picciani

O blog entrevistou o prefeito de São José de Ubá, o engenheiro José Hylen Gomes Ney, formado pela UCP em engenharia e pela UNIG, em direito. Eleito em 2004 e reeleito em 2008, é casado e tem dois filhos. Já exerceu várias funções públicas, inclusive na Secretaria Estadual de Transportes, onde é servidor público do quadro efetivo. No Noroeste Fluminense sua gestão é considera modelar e vem obtendo grande aprovação da população local.

1) Como é administrar uma cidade pequena, localizada numa região pobre, que depende, basicamente, do apoio do Governo Estadual e do governo Federal e ter êxito, como o sr. tem tido, em suas gestões?

Obedecendo os princípios previstos no Art.37, "caput" da Constituição Brasileira, determinando claramente a supremacia do interesse público sobre o privado.O gestor público é um servidor subordinado aos interesses legítimos da população devendo, de antemão, direcionar sua atuação, na medida do possível, àquelas demandas justas reivindicadas por ela. Além disso, é muito difícil para o administrador público gerir uma cidade sem parcerias com outros entes da federação, uma vez que a questão tributária é altamente concentradora de recursos nas mãos da União, sobrando para os municípios menos de 20% do total arrecadado, excluindo as contribuições fiscais que são do governo federal. Resumindo, podemos estabelecer quatro situações inafastáveis da gestão pública:planejamento, controle, fiscalização e parceria.

2) O sr. é um homem realizado profissionalmente, tem formação jurídica e na área da engenharia. Foi prefeito da sua cidade, mas tem condições de ajudar muito mais o Noroeste Fluminense, quais as aspirações futuras na política?

Sinceramente, não tenho pretensões políticas futuras, apesar do dinamismo que reina nesse meio. O meu projeto é terminar o mandato com honra e dignidade e me apresentar á Fundação DER-RJ no dia primeiro de janeiro de 2013, pois sou servidor publico desse importante órgão estadual.

3) Seu município tem sido referência, na região, em vários setores, desde a saúde pública (foi um dos que mais vacinou contra a gripe, por exemplo) e na gestão (tem grande número de obras realizadas), isso se deve especificamente, ao esforço pessoal do prefeito e dos contatos que ele faz ou é resultado de uma gestão enxuta, profissional e que preza pela qualidade?


Os contatos são deveras importantes no meio político/administrativo, entretanto cabe ao gestor demonstrar as formas dessa atuação com transparência, trabalho e probidade no trato da coisa pública .

4) São José de Ubá é um município cuja economia gira em torno da agricultura, especialmente da cultura do tomate. O sr. tem outros projetos, alternativos, caso o tomate venha a perder importância econômica, a exemplo do arroz e do café?

Sim, estamos trazendo empresas de diversos setores da economia para se instalarem no município no nosso distrito industrial, a fim de proporcionar a geração de emprego e renda, procurando incentivar e oferecer cursos de qualificação de mão de obra inerentes àqueles ramos econômicos.

7 comentários:

Anônimo disse...

MORO EM SÃO JOSÉ DE UBÁ E CONCORDO, ELE É UM GRANDE PREFEITO, JÁ FOI HOMENAGEADO NA ALERJ E TUDO.
PARABÉNS MEU CARO AMIGO!

PAULÃO

Anônimo disse...

O José Hylha tem que ser nosso deputdo do noroeste. Só ele terá respaldo pra isso. Voto nele!!

Tarcisio Salles

MAPAC disse...

Meus parabéns ao blog por trazer uma entrevista tão importante.É a primeira concedida a um blog da região Noroeste.

Anônimo disse...

Tá imitando o blog do Pablo Calor com as entrevistas.

Postador disse...

Caro Anônimo,

Deve ser porque você ainda não tinha nos dado a honra de entrar no nosso blog. Sempre fizemos entrevistas. Faça uma pesquisa e verá. Tem algumas bem interessantes. Aposto que você vai gostar.

Boa noite!

abçs

José Souto

Anônimo disse...

Grande José Hylen.

Ótima entrevista que ratifica a importância de uma pessoa coerente e séria à frente da administração pública.

Meu genro é amigo e fã desse homem. Esperemos que ele realmente possa servir de base para a formatação de um grupo voltado para as necessidades do Noroeste Fluminense.

Parabéns prefeito José Hylen.
Um abraço e boa noite a todos.

Orlando Siqueira

Anônimo disse...

José Souto, vc poderia postar no blog a relação discriminada por cargos, dos inscritos no concurso municipal. Abç

Rodolfo