terça-feira, 31 de maio de 2011

DIA MUNDIAL SEM TABACO COMPLETA 24 ANOS


O tabagismo mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano no mundo - 200 mil no Brasil. Para combater o hábito de fumar e divulgar informações sobre os males causados pelo cigarro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) institui, desde 1987, o 31 de maio como Dia Mundial Sem Tabaco.

A pneumologista Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, coordenadora do Ambulatório de Tabagismo do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, explica o motivo da dependência: “O cigarro tem nicotina. Essa substância estimula a produção de dopamina e serotonina, que dão sensação de prazer e deixam a pessoa em alerta, ou seja, sensações agradáveis. Mas, depois de uma hora, o corpo sente a falta da nicotina, o que leva o indivíduo a querer fumar mais”.

Apenas 3% a 5% dos fumantes conseguem parar espontaneamente. Os demais precisam de apoio, como um atendimento específico, um centro de tratamento, um médico pneumologista. O tabagismo pode causar câncer de pulmão, de bexiga, de laringe, enfisema e infarto do miocárdio. O fumante passivo também está sujeito a ter essas doenças.

Vera Lúcia Vieira Machado, assistente administrativa, 58 anos, começou a fumar muito nova e manteve o hábito durante 35 anos. Queria parar para preservar a saúde. Com a mudança, diz que melhorou a qualidade de vida, o sono e o paladar. Ela deixou de tossir e sentir falta de ar ao caminhar. “A primeira vez que deixei de fumar foi com uma palestra que assisti no posto de saúde. Parei durante um ano e voltei. A segunda vez foi com minha força de vontade mesmo, e já não fumo há três anos”, conta Vera Lúcia Machado que acredita que fumava por ansiedade. (Agência Brasil)

2 comentários:

Anônimo disse...

José,uma sugestão.
Você deveria fazer uma postagem sobre algumas pessoas que querem se candidatar ou pelo menos espalham boatos pela cidade.
Tem gente sem capacidade alguma,outras que nunca ouvimos falar...
Será que a prefeitura de Miracema tem mina de ouro e não sabíamos?
Ou será pura vaidade?
É esperar pra ver o final dessa piada.

Caio Júnior

Anônimo disse...

É CAIO O QUE TEM DE PRÉ-CANDIDATO AÍ NÃO TÁ NO GIBI.
O PROBLEMA NÃO É QUANTIDADE E SIM A QUALIDADE MEU CARO.
ABRAÇOS
SIDNEY