quinta-feira, 14 de abril de 2011

NOVELA SOBRE A DITADURA MILITAR JÁ COMEÇA A CAUSAR POLÊMICA


Durante toda minha vida sempre causou-me interesse a história do Brasil, especialmente o chamado período da ditadura militar, época em que os governos liderados por militares, escolhidos sem o voto popular, governavam o Brasil, pós-golpe de 1964. Foram anos duríssimos e várias pessoas foram assassinadas em nome da luta contra o comunismo. Somente com a eleição de Fernando Collor, a ditadura chegou ao fim, uma vez que Tancredo Neves foi eleito pelo Congresso Nacional, sem o voto popular. Collor, portanto, foi o primeiro presidente eleito pelo povo, pós-ditadura.

Vários livros historiam essa época dura da vida dos brasileiros, onde inexistia o direito de expressão e a liberdade política e ideológica. Os militares reconhecem que ocorreram exageros. Mas com a chegada ao poder máximo do Brasil, da presidente Dilma Roussef, uma ex-guerrilheira, que lutou para que o Brasil chegasse à democracia, os holofotes estão naquele período negro de nossa história.

O SBT, um dos principais canais televisivos do Brasil, antenado com a atenção do povo para este período com a eleição de Dilma, mais que depressa lançou uma nova, chamada "Amor e Revolução". Vi alguns capítulos e gostei muito. Até agora ela retrata muito do que se leu sobre essa época, especialmente os relatos históricos do livro "Brasil Nunca Mais", prefaciado pelo Cardeal Arns, que li quando era adolescente, mas que nunca saiu da mente desse blogueiro.

A novela também repete muito do que contou numa outra obra, o jornalista Elio Gaspari, fundado em intensas pesquisas e longas entrevistas.

Acabo de ler agora que militares da reserva, querem tirar do ar a novela. Para se ter noção de como agem os militares, ainda hoje, basta ler os motivos do abaixo-assinado em que pedem o fim da novela: alegam que a novela é para quitar dívidas do SBT através do banco Panamericano. Tudo isso sem qualquer prova, usando da insinuação e do engodo.

O Brasil não pode tolerar, em pleno ano de 2011, que ações como essas fiquem aí, livres de processos e apenamentos. Falou, tem que provar. O Governo Dilma Roussef e o próprio SBT e o Panamericano deveriam agir com firmeza.

Chega, ditadura nunca mais!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ditadura como esta só no meu condomínio! Abaixo síndica & cia Ltda. Fora ditadores!