domingo, 10 de abril de 2011

CONSTRUIR ESCOLAS X CONSTRUIR EDUCAÇÃO

O sujeito que administra a educação, tem duas opções. Ou constrói escolas. Ou constrói educação. Um projeta votos, outro, um país melhor. Até porque, construir educação ninguém vê, ninguém escuta. Opa! Ninguém? Não. Quem vive o momento da educação sabe que a educação está sendo construída.

Quem constrói educação, também pode construir escolas. Pode cunhar almas. Mas tem que ter amor no coração. Com ódio, não se constrói educação. Com perseguição, menos ainda. Rancor, aliás, nem combina com educação.

Quem constrói escolas, briga por homenagear parentes com os nomes que ficarão ostentados na parede. Quem constrói educação, briga por condições melhores para os professores e educadores. Condições melhores não só de salário, mas de oportunidade de exercício dos próprios dotes e dons que só Deus dá aos educadores.

Quem constrói só escolas, esquece de valorizar o profissional. O vê como instrumento do pessoal sobre o coletivo. Quem constrói educação, enxerga o profissional como um SER e não com a cor da camisa.

E você, quer construir escolas ou quer construir educação?

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Em dias recentes o STJ discutia a constitucionalidade da lei federal que fizou o piso salarial de R$ 950,00 aos professores em todo território nacional, por demanda de vários estados que não querem tal pagar.

Convenhamos que valor ridículo a uma professora devida formada, pela carga de 44 h/semana, com o mínimo de 2/3 em sala de aula.

Abraços,saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.