quarta-feira, 16 de março de 2011

QUAL A IMPORTÂNCIA E O SIGNIFICADO DA VISITA DE OBAMA AO BRASIL?


Muita gente deve estar perguntando: qual a importância da presença de Barack Obama, presidente dos EUA ao Brasil? Na prática nenhuma, mas seus desdobramentos são muitos. Não que ele virá aqui para anunciar um grande pacote de ajuda ao país, não se trata de dinheiro, mas de demonstração de que os EUA querem reafirmar uma parceria histórica que existe com o Brasil, o mais importante país da America do Sul, líder do Mercosul, maior produtor e mais importador/exportador do continente.

O Brasil é a moça mais bonita do baile. Todos querem dançar com ela.

Tanto isso é verdade, que o presidente de outra potência, Sarkozy, da França, declara, essa semana, em entrevista à Veja, que quer ver o Brasil com assento permanente no novo Conselho de Segurança da ONU.

Lula é hoje festejado no mundo todo. Os resultados do seu governo, a mesma coisa. Os pequenos deslizes que ele cometeu no cenário mundial, se é que cometeu, não são vistos como deslizes pelos grande países, pelas potências.

O Brasil, o que temos que nos orgulhar, é um dos maiores produtores de alimentos (grãos) do mundo. E o mundo tem fome, tem sede, tem carência de energia. O Brasil tem tudo isso.

Daí o significado da visita de Obama, ainda essa semana, ao nosso país, em especial ao Rio de Janeiro, onde fará o principal pronunciamento da viagem.

Nenhum comentário: