domingo, 27 de fevereiro de 2011

MAURÍCIO DUARTE MONTEIRO:UMA ENCICLOPÉDIA VIVA DA HISTÓRIA DE MIRACEMA I


Tenho conversado ultimamente com o advogado e ex-presidente da 10ª Subseção da OAB de Miracema, Maurício Duarte Monteiro. Odiado por uns, amado por outros, Maurício tem uma biografia no mínimo interessante. Sem ele, a história de Miracema seria muito mais sem graça, podem ter certeza. Dentre muitas razões para dizer isso, um fato é fundamental: Maurício foi o responsável pela vinda, à nossa cidade, para uma séria de eventos e encontros, do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira (foto). Já os críticos de Maurício questionam muito mais o lado jornalista e a verve denunciativa dele. Mas disso tudo, um fato é inquestionável: Maurício Monteiro despertou em Miracema o ato de pensar e refletir. Polêmico, comprou brigas que, se vistas agora, foram inúteis. Mas muitas delas, foram úteis, sempre a Miracema.

A conclusão que se chega sobre ele é a seguinte:nunca pleiteou nada para si mesmo. Sempre lutou pela coletividade, mesmo que para isso, tenha atacado pessoas injustamente. Ou justamente!

Ninguém discute, porém, um único fato: ele conhece e sabe narrar, como nenhum outro, a história de Miracema dos últimos 60 anos. Não me digam que existem miracemenses que conheçam mais a história da cidade que o próprio Maurício, não discuto isso, mas conhecer e narrar com detalhes os fatos passados aqui, isso ele é imbatível.

O blog vai propor a Maurício a exposição de tópicos, através de postagens, contando fatos que ele conhece e sabe narrar. Assim, publicaremos aqui os tópicos contando, por exemplo, a vinda de Juscelino a Miracema, os últimos dias de Zezé Moreira, vividos com idas e vindas a Miracema, sempre a convite e na companhia de Maurício, além da história de Dona Ermelinda, que Maurício pesquisou na cidade de Remédios, no interior de Minas Gerais.

4 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Certamente será muito bom ao resgate daMemória de Miracema.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Anônimo disse...

Prezado José,
Boa noite!
Acho que você vai prestar um grande serviço a comunidade de Miracema, postando matéria do Dr. Maurício Monteiro, que é sem dúvida, uma lenda viva. Sempre ajudou a comunidade e a nós do Jornal Dois Estados. É uma pena, ele não fazer parte da Academia de Letras de Miracema, que na época, por questões políticas, ele não foi chamado. Pelo seu histórico, mostra que ele só quer o bem de todos.
Dr. Maurício Monteiro, é o único decano, como presidente da OAB, no Brasil.
Um abraço.
Nelson Barros

Anônimo disse...

Souto,

Curioso é que nesse sábado (26/02) estive na piscina do Campestre conversando com Dr. Maurício, e pude ouvir bons fatos da História de Miracema.
É impressionante o conteúdo dele, fatos contados nos mínimos detalhes.
Será bem legal você abrir esse espaço no seu blog, Parabéns pela iniciativa.

Hugo Fernandes

Anônimo disse...

Caro Zé Souto,
Boa Noite

O teu blog irá prestar mais um grande serviço a Miracema ao divulgar os escrito do Dr. Mauricio Monteiro, com vários livros editados, que a meu ver é a história viva não só de Miracema, mas de toda região.
Gostaria de registrar que Miracema foi a segunda cidade visitada pelo Estadista Juscelino Kubitschek após os dois anos de exílio na França imposta pela sua cassação pelo regime militar, a primeira foi Diamantina sua terra natal, não tenho conhecimento de outras cidades visitadas por ele.
Parabéns

Vereador Paulinho Azevedo