terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TELESCÓPIO HUBBLE PODE SER OBSERVADO HOJE EM MIRACEMA

O leitor do blog José Anderson Caveari nos envia um email sobre a passagem, pelos céus do Brasil do telescópio HUBBLE. Veja a mensagem dele:

"Moradores de Miracema podem ver o HST hoje, 14/12 olhando exatamente as 20:38 horas a 33º de elevação (a partir do horizonte) na direção do Vale do Cedro (para quem mora do Centro ao Bairro Jardim Bervely) e em ireção ao Sombreiro (para quem mora do Centro ao Bairro Pontilhão do Rosa).
Ou seja, olhar na direção em que o sol se pôs.
O espetáculo durará cerca de 4 minutos.
Vale a pena.
Eu já vi várias vezes e é inesquecível como quando o Huble foi visitado pela última vez, maio de 2009, (agora ele não receberá mais consertos e no futuro cairá em algum ponto da Terra), pelo ônibus espacial Atlantis e que eu e meu filho vimos perfeitamente os dois objetos voando juntos a uma certa distância um do outro logo após o conserto e a separação dos dois. Foi incrível a empolgação dele ( e a minha também).
A Estação Espacial Internacional também pode ser vista frequentemente nos céus de Miracema. Quando souber de sua passagem aviso a todos. Ela é mais fácil e melhor de ver pois é bem maior que o Huble e portanto brilha muito mais."

Um comentário:

kvari disse...

Valeu José Souto.
É sempre bom mostrar as belezas da astronomia.
Vamos torcer para as nuvens não atrapalharem.