domingo, 26 de dezembro de 2010

SAI PAPAI NOEL ENTRA IEMANJÁ


Passada a "festa" natalina entra na programação de todos nós os festejos do final do ano. Iemanjá, a rainha do mar costuma ser o centro das atenções. É tempo de velas, flores, espumantes (Cidra para a maioria) e roupas brancas e frescas. No Natal usa-se roupas vermelhas (Papai Noel) e quentes. E a alimentação é totalmente inapropriada para a época do ano, que exigiria saladas e pratos leves. Aliás, nada mais calórico que uma rabanada (e gostoso também!). Castanhas, avelãs e nozes são pratos típicos do Natal e da Europa, um continente frio. No Brasil ninguém imagina a ceia recheada de abacaxis, laranjas e mamões.

A virada do ano já é mais brasileira, pois usamos na ceia as frutas tropicais plantadas e colhidas aqui. Nada mais gostoso, não é? Hoje ouvi que não se come carne de porco no ano novo, porque o porco "cisca" para trás e por isso seria portador de má sorte. Aí o sujeito passa o ano sem trabalhar ou procurar emprego e reclama de má sorte. Só no Brasil!

Então, vamos todos nos adaptando para a próxima semana, que anunciará o novo ano. Com presidente nova, novos mandatos para os governadores, deputados (federais e estaduais) e senadores.

Desde já, FELIZ ANO NOVO!!

Nenhum comentário: