quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DIREITO DO FUTURO É A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Olha que notícia interessante saiu no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro:

"O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai encaminhar, ano que vem, proposta para o Ministério da Educação (MEC) incluir nos cursos de Direito disciplina obrigatória que trate de métodos alternativos de resolução de conflitos - a mediação, a conciliação e a arbitragem. A medida é uma das estratégias para motivar a conciliação na Justiça brasileira.

O Rio de Janeiro se destacou na realização de audiências de conciliação. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foi o segundo tribunal do País com o maior percentual de acordos efetivados (68%), empatado com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7a Região (Ceará).

Em uma semana, o TJ-RJ realizou 2.126 audiências, 85% das 2.497 audiências marcadas para o período. Os 68% de acordos realizados correspondem a 1.445 processos que foram finalizados com as partes satisfeitas.

O Tribunal Regional Federal da 2a Região, responsável pelo Rio de Janeiro e pelo Espírito Santo, realizou 996 audiências e efetivou 672 acordos, um percentual de 67,5%."


Nenhum comentário: