quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CONVERSANDO SOBRE OS DITADOS POPULARES

Numa conversa ontem, relembramos vários ditos ou ditados populares, que o povo usa e que muita gente não sabe o significado. Lembramos de alguns, que são os seguintes: "quem com ferro fere, com ferro será ferido". Outro interessante é "ninguém chuta cachorro morto", que, inclusive, foi objeto de uma postagem recente no nosso blog. Lembrei do ditado, muito certo: "um dia é da caça, outro do caçador". Também tem o "quem não tem cão, caça com gato".

Os ditos populares são expressões usadas em todo o Brasil, variam de acordo com a região e o local. Um do choques que tive em relação a expressões locais, foi quando morei na cidade de Campos (há 137 km de Miracema) e descobri que lá em Campos, "lambreta"significa chinelo de dedo. E "enxugador" é toalha de banho. Ou seja, muito perto de nós, as palavras ganham sentido muito diferente do usado por aqui.

Pena que essas expressões e ditos populares andam tão esquecidos, dando lugar a abreviaturas e expressões totalmente sem vida, vindas, muitas vezes, do uso diário e cada vez maior, da internet. Por isso, leitor, aproveite os festejos de final de ano e converse com seu filho, com seu sobrinho mais novo e fale sobre os ditos populares, converse sobre o significado de cada um.

5 comentários:

ivan peixoto correa disse...

eu acho que o correto é : quem não tem cão, caça COMO gato, ou seja, com muita astúcia, esperando oportunidade, etc e tal.

Lamunivar Santos disse...

PREZADO AMIGO JOSÉ SOUTO, "QUÉM COM FERRO FÉRE, COM FERRO SERÁ FERIDO"; E "OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE"; FORAM FALADOS PELA PRIMEIRA VEZ POR MOISÉS(O DA DA BÍBLIA), ANTIGO TESTAMENTO. É ANTIGO NÃO É? DEPOIS DO ADVENTO DO CRISTO, A LEI MUDOU, FICOU ASSIM:(SE TE BATEREM NUMA FACE, ENTREGA A OUTRA...)NOVO TESTAMENTO; MAS A MAIORIA DOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS AINDA CONTINUAM SEGUIDORES DE MOISÉS, (PRA PENSAR). QUE NO ANO VINDOURO, POSSAMOS TER MAIS PÁZ NA NOSSA CIDADE.
Lamunivar.

Anônimo disse...

Obrigada por me lembrar desses ditos, estou com meu pai e vou aproveitar para ele lembrar de alguns que ele usava na minha infancia...Feliz Ano Novo pra vc e pra toda a sua família.
Juliana Rodrigues

Postador disse...

Ivan,

Realmente já ouvi essa versão, "quem não tem cão, caça como gato". Tem significado diferente?

Feliz 2011.

abçs

José

Postador disse...

Juliana,

Depois conta o resultado da prosa com o papai. Que ditados vocês falavam quando criança?

Feliz 2011!!

abçs

José