quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

COMERCIÁRIOS NEM TÃO SATISFEITOS COMO COMERCIANTES

Não é criar polêmica, mas a verdade precisa ser dita: ouvi de vários comerciários um pedido para que escrevesse aqui no blog da insatisfação deles com o horário especial do comércio nos dias 17 e 18 de dezembro. Eles dizem que os comerciantes ainda não definiram nenhuma espécie de gratificação extra para o trabalho à mais que terão.

Eu alertei que esse tipo de promoção é muito comum em todo o país, inclusive lembrei do caso da Casa & Vídeo que sempre faz promoções que varam a madrugada. Os shoppings do Rio e SP também utilizam-se desse expediente para esticar as vendas.

Disse a eles que é óbvio que serão compensados e que o aumento das vendas é também a garantia do emprego deles.

Mas mesmo diante de todos esses argumentos, quase todos ficaram inflexíveis. É a velha teoria: "a cada ação, corresponde uma reação".

Atendendo a pedidos, fica aqui o apelo: senhores e senhoras comerciantes, vamos brindar nossos empregados com gratificação correspondente ao lucro experimentado, pelo esforço que eles farão para o bem de todos nós miracemenses.

8 comentários:

Celso disse...

Mas até onde eu sei, ninguém é obrigado à abrir sua loja à noite.
Abre quem quer, e quem não estiver satisfeito, que peça as contas.

caveari disse...

Não é bem assim, Celso. Ninguém irá pedir demissão, mas ninguém ficará satisfeito trabalhando 1 2 horas da manhã, sem ganhar nada com isso.
Não acredito q haverá movimento depois de certo horário. Quem em sã consciencia sai de casa às 2 da manhã para fazer compras? Quando ao evento em si, acho otimo, mas acho q as lojas deveriam ficar abertas, no maximo ate as 11 da noite.
Tambem tem o lado da seguranca: os organizadores solicitaram apoio a PM? é arriscado ficar com lojas abertas nesses horarios ditos alternativos.
No mais, espero que tudo corra bem, não chova, e que ajude nosso comercio a crescer.
Abracos
Renato Caveari

Celso disse...

Renato, acho que antes de alguém publicar num blog, deveria procurar mais fundamentos.
Em nenhum momento foi dito horário para as lojas abrirem ou fecharem.
Fica quem quer, abre a loja quem quer, e fecha a hora que quiser.
Não há nenhuma determinação obrigando ninguém à nada, nem mesmo à participar.
A idéia foi um incentivo nesta época de Natal, tanto para os comerciantes venderem, tanto para os clientes comprarem mais, e tanto para divulgar a nossa cidade.
Queremos é engrandecer o nosso comércio, queremos melhorar nossa cidade, pois vendendo mais, lucramos mais, os vendedores ganham mais comissão e a cidade ganha mais impostos, além de divulgação.
Também acredito que nenhuma loja ficará aberta até mais que meia noite,a não ser os bares.
Acho que o que está faltando em Miracema é a população acreditar mais na cidade.
Vamos acreditar, VAI DAR CERTO!!!!

Postador disse...

Celso,

Ninguém publicou nada no blog sem fundamento: existe uma promoção dos COMERCIANTES de realizar um evento promocional nos dias 17 e 18, que está devidamente anunciado. Conta, inclusive, com apoio explícito da prefeitura de Miracema, é bom que se diga.

A proposta publicada nos cartazes é de ficar aberto durante a noite.

Todos os motivos foram expostos no texto do blog, já que o blogueiro comunga com a idéia, achando-a boa.

Porém, para se abrir em horário especial, é necessário que se cumpra a lei. E existem COMERCIÁRIOS (EMPREGADOS DO COMÉRCIO), que estão apreensivos para saber como serão compensados pelo trabalho extra.

É muito provável que esta apreensão se dê pelo fato de que a comunicação entre EMPREGADO E EMPREGADOR não tenha sido feita, por alguns empresários. Certamente que a maioria conversou com seus trabalhadores.

E numa visita, hoje, ao comércio, vários pediram que o registro fosse feito. Só isso.

Acho que você, CELSO, deveria ler melhor a postagem. Só isso.

abçs

José Souto Tostes

Anônimo disse...

SOU COMERCIÁRIA HÁ MAIS DE 20 ANOS, ESTOU PERTO DE ME APOSENTAR, ACHO TOTALMENTE DESNECESSÁRIA A ABERTURA DO COMERCIO DURANTE A NOITE, TEMOS NOSSO DIREITO AO DESCANSO E NÃO É DINHEIRO QUE VAI FAZER AGENTE FICAR DESCANSADA, FICO EM PÉ O DIA TODO, MEUS PÉS FICHAM INCHADOS QUANDO CHEGO EM CASA E SOU DONA DE CASA, QUEM VAI ARRUMAR MINHA CASA NA MINHA AUSENCIA???

Celso disse...

Gente, não entendo o porque da polêmica em torno desta atitude.
Sou comerciante há mais de 20 anos também, e já estou acostumado com o ritmo de trabalho, ainda mais nesta época de Natal, sei que vai ser sempre assim, o comércio é assim.
Infelizmente não estudei o suficiente para passar num concurso público e ter meu horário de segunda à sexta. Esta é a realidade.
Ninguém reclama de receber o 13º salário, não é??
Eu não recebo.
A promoção conta com o apoio da Prefeitura, e porque então os funcionários da Prefeitura não colocam fiscais nas empresas para verificarem se as empresas estão respeitando os direitos dos trabalhadores, pagando hora extra, etc. Cabe ao poder público fazer esta fiscalização. Nâo cabe ao blog esta fiscalização.
Se o empregado não está recebendo suas horas extras, que denuncie à autoridade competente.
Os empregados estão sempre insatisfeitos, é a lei natural do mundo. Mesmo quem trabalha de segunda à sexta, acha que trabalha demais. Conheço funcionários públicos que não fazem nada, recebem tudo em dinheiro vivo no final do mês, e ainda reclamam.
Vamos dar apoio às atividades miracemenses, ao invês de ficarem criticando.
Se queremos que a cidade melhore, temos que trabalhar para isso.
Sem querer comparar, dêem uma volta na Rua das Pedras em Búzios, às 2 da manhã, e veja se o comércio não está todo aberto, os comerciantes e comerciários vendendo??? Poderemos explorar esta oportunidade.
Ou caso contrário, vamos ficar nesta marola todo dia, na rotina desta cidadezinha pequena.
Nós, de Miracema, contamos com o apoio dos Miracemenses!!!
Se der certo, todo mundo vai elogiar, e querer ser o pai da idéia, se der errado, todos vão criticar, e dizer "eu sabia".
Mas não custa tentar.

Postador disse...

Celso,

Concordo com sua observação, porém, deve ser ressaltado duas coisas:

1) O blog não está fiscalizando nada, mas apenas exercendo seu direito sagrado de manifestação. Se você não leu, vou repetir mais uma vez: EU APOIO O PROJETO, como cidadão e com servidor municipal.

2) Não é competência da prefeitura fiscalizar direitos trabalhistas, mas sim do Ministério do Trabalho, que tem fiscais para exercer tais funções.

abçs

José Souto Tostes

Anônimo disse...

BÚZIOS, RUA DAS PEDRAS, MIRACEMA...NOSSA CELSO, NÃO TEM COMPARAÇÃO. BÚZIOS RECEBE NAVIOS DO MUNDO INTEIRO, TURISTAS ESTRANGEIROS E BRASILEIROS.MIRACEMA TEM SÓ SUA POPULAÇÃO, QUE É POBRE, PARA COMPRAR A PRAZO.SÓ ISSO.MAS QUAL É O SEU COMÉRCIO CELSO? SERIA RAÇÕES?