Você sabia que um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água?
O problema surge quando se pensa em descartar o óleo. Jogo fora na pia? Na descarga do vaso sanitário? No bueiro da minha rua? Não!
Muita gente não sabe, mas o descarte em local indevido do óleo de cozinha pode gerar graves consequências para o meio ambiente. Solo, água e ar podem acabar contaminados devido a um simples gesto corriqueiro em nossa cozinha.
Prejuízos do óleo de fritura ao meio ambiente:
- Impermeabilização do solo, contribuindo para aumento de enchentes;
- Prejuízo à oxigenação e iluminação da água dos rios, causando danos à fauna aquática;
- Mau cheiro e poluição;
- Provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento.
- Mas o que fazer então? A melhor alternativa é procurar alguma empresa ou entidade que reaproveite o produto. Nesse caso, basta armazenar o óleo já frio em uma garrafa PET ou qualquer outro frasco com tampa e fazer a doação. Não é necessário coar.Esse óleo usado é transformado em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, biodiesel, produtos de agropecuária e matéria-prima para fabricação de outros produtos.Ou então faça seu próprio sabão a partir do óleo de cozinha usado no dia-a-dia.Receita para fazer sabão a partir do óleo de cozinha:
- 5 litros de óleo de cozinha usado;
- 2 litros de água;
- 200 mililitros de amaciante;
- 1 quilo de soda cáustica em escama.
Preparo:Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.IMPORTANTE: A soda cáustica pode causar queimaduras, ao dissolvê-la, use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes.Faça o sabão longe de crianças e em ambiente ventilado. - (retirado do site Autossustentável - podem copiar)
3 comentários:
Temos em Miracema várias iniciativas com relação a este tema. Alguns representantes da Aminatur já fizeram sabão e em nossas palestras sempre alertamos para a forma correta de coleta (juntar em PET) e a Profª Fatinha tb faz este trabalho de coleta junto aos grandes produtores (bares, restaurantes...) e entrega para uma empresa que recicla este material. Essas e outras iniciativas estão dentro de um programa maior que podemos implantar no município que se chama coleta seletiva solidária, basta algumas adequações. Nós chegaremos lá...
abç, Juliana Rodrigues
O Lions também está recolhendo óleo usado para reciclar. É só procurar o cartaz deles por aí.
Muito bem!
Gostei muito da postagem, pois foi colocado o problema, mostrado a solução e orientado sobre seus riscos e como proteger-se (EPI's).
Postar um comentário