segunda-feira, 8 de novembro de 2010

E X C L U S I V O :CEDAE E RIO POMBA

Hoje pela manhã o prefeito Ivany Samel (PMDB) fez contato com o Diretor da CEDAE, em Miracema, Giovani Freitas, visando obter informações sobre a água que está sendo consumida pelos miracemenses, tendo recebido a informação que a captação de água no Rio Pomba não será suspensa até segunda ordem. O prefeito também fez contato com o Governador Sérgio Cabral (PMDB), explicando a ele que muita gente pode sofre no Noroeste do Estado caso a captação seja suspensa e que uma providência deveria ser tomada imediatamente.

Ivany Samel já está entrando em contato, também, com os demais municípios que utilizam a água do Pomba, para que, juntos, possam acionar o Governo Federal, fazendo pressão para que alguma providência seja tomada imediatamente. O Secretário Municipal de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Heloisio Júnior, também participou das conversas, acompanhado da bióloga Juliana Rodrigues, que é Diretora de Meio-Ambiente da Prefeitura de Miracema.

Segundo informações colhidas pelo blog, o Presidente do INEA, Luiz Firmino, teria ido a Brasília/DF, para uma reunião na Agência Nacional de Águas, visando compreender a autorização que a ANA teria dado à mineradora de Cataguases/MG para lançar dejetos poluentes no Rio Pomba.

Até agora à noite nenhuma informação adicional foi obtida nos grandes jornais e blogs do país.

2 comentários:

Anônimo disse...

A prefeitura poderia pegar amostras da agua, e mandar para algum laboratorio de renome verificar se a agua possui materiais pesados, ou ate mesmo cancerigenos, conforme anunciou o site do ig e do globo no desastre ecologico do rio bomba anteriormente.
Jair.

Postador disse...

Jair,

Acreditamos que o INEA já esteja fazendo esse trabalho, bem como a CEDAE, com a análise permanente da água utilizada.

Mas para ser sincero, não dá para beber a água da CEDAE.

abçs

José